A consolidação do Visitante

A consolidação do Visitante

 

Creio que a visão de células ou pequenos grupos, é uma excelente ferramenta de consolidação dos visitantes, uma vez que todas as pessoas querem se sentir participantes de algum grupo, aceitas em um tipo de “família”. As células nos proporcionam familiaridade, proximidade, cuidado, amor, tudo aquilo que os visitantes precisam para aprenderem a se relacionar com Jesus e com a igreja.

À medida que os visitantes começarem a ir na célula é extremamente importante começar a consolidação dos mesmos. Devemos nos preocupar com a permanência do visitante em nossas células, não queremos visitantes de passagem, queremos que eles permaneçam conosco. 

Tenha sempre em seu coração, o alvo final é formar discípulos de Jesus. Nosso trabalho com os visitantes, dentro do primeiro estágio na formação de um discípulo é ganha-lo para Jesus, e isso acontece quando ele entrega sua vida para Jesus, batizando-se, e se torna um membro efetivo da célula ou pequeno grupo.  

Pensando em ajudar você nesse processo de consolidação dos visitantes, irei compartilhar um passo a passo que irá lhe ajudar na permanência dos visitantes na sua célula.  

Vale ressaltar que assim como cremos que é papel de todo discípulo de Jesus, ganhar novos seguidores para Cristo, e não apenas dos líderes da célula, também é de responsabilidade de todos os membros da célula a consolidação dos visitantes, porém vale ressaltar que é mais fácil a pessoa que convidou o visitante para célula consolidá-lo, pois quem convidou o visitante normalmente já tem mais contato e proximidade, do que o líder da célula ou qualquer outro membro. 

Líderes que encorajam semanalmente os membros da célula a convidarem visitantes e os consolidarem, multiplicam seus grupos o dobro de vezes se comparados com os que o fazem ocasionalmente ou não fazem. Para garantir eficiência, os lideres de célula precisam mobilizar a célula inteira para convidar e consolidar os visitantes.  

Vou compartilhar com você algumas dicas práticas que ajudarão você e todos os membros da célula a consolidarem os visitantes.

1)              Oração dos membros da célula por aqueles que visitaram a célula 

Nenhum outro fator é mais importante do que esse. Você precisa lembrar que o visitante ainda não se converteu ao Senhor Jesus, logo está preso nas mãos do diabo, e este, deseja mantê-lo preso em suas garras, a fim de destruir sua vida e sua família.

Contra as forças do diabo não lutarmos com armas naturais, precisamos batalhar espiritualmente, precisamos nos colocar diante de Deus por cada visitante, orando para que toda força do diabo e do pecado soltem a vida dele. Quero sugerir um roteiro de oração:

·                 Ore para que toda força do Diabo e do pecado seja quebrado

·                 Ore para que o visitante tenha uma experiencia com Deus na célula

·                 Ore para que ele volte a visitar a célula, e  se torne um frequentador assíduo e futuro membro

·                 Ore livrando-o de todo impedimento e todo influencia negativa de amigos e familiares

·                 Ore para que ele tenha fome e interesse pelo as coisas do Senhor

·                 Ore para que ele vá ao culto

·                 Ore para que ele participe do próximo encontro com Deus 

2)              Receba com amor o visitante

Já viu ouvi aquele ditado: “A primeira impressão é a que fica” pois é, faz todo sentido na hora de receber os visitantes. Acredito firmemente que a primeira impressão que o visitante tem da célula, do ambiente, das pessoas, é o que de fato irá cooperar ou não para ele voltar a visitar a célula.

Imagine você chegar na casa de alguém que você não conhece, e ao chegar lá, percebe o ambiente bagunçado, o proprietário está com a cara amarrada, as demais pessoas daquele lugar muito formais, indiferentes a você, será que você voltaria nessa casa? Creio que não.  

Vou usar outra analogia. Imagine que um amigo convide você para ir em um restaurante, e ao chegar lá, você percebe o ambiente mal organizado, o atendimento do garçom é péssimo, e para piorar a comida é ruim, você voltaria nesse restaurante? Eu não voltaria, nem se meu amigo pagasse a conta.

Temos que passar uma boa impressão ao convidado da célula, devemos cuidar do ambiente, o anfitrião da célula precisa ser alguém amigável, receptivo, os demais membros da célula precisam ser cordiais e solícitos. O ambiente natural da célula precisa estar organizado, bem como o ambiente espiritual da célula precisa ser liberado. 

Faça com que seu convidado se sinta a vontade na célula, que ele se sinta especial, isso fará toda a diferença na hora dele decidir visitar a célula novamente.

Uma coisa interessante sobre restaurantes que eu percebo, a comida as vezes nem é a melhor ou a mais sofisticada, mas se o atendimento for bom, e o ambiente for organizado, acredite os clientes vão voltar.  

3)              Faça parte da rede social do visitante 

As pessoas hoje estão conectadas nas redes sociais, passam as vezes horas com celular na mão, navegando no Instagram, Facebook, Youtube. Faça o seguinte. Peça que todos os membros da célula comecem a seguir o visitante na rede social que ele usa, isso é importante para que ele comece a fazer amizades na célula, que vá conhecendo e se familiarizando com as pessoas que ele viu lá célula.

Quando ele visitar novamente a célula, os membros já não serão completos estranhos para ele.

4)              Mantenha uma comunicação efetiva com o visitante

Pensa comigo, nos oramos, convidamos, insistimos para que nossos amigos, parentes, vizinhos visitem a célula, e depois que eles visitam simplesmente os ignoramos, não falamos mais com eles, só lembramos na outra semana de convida-los novamente para célula. Percebe que isso não faz o menor sentido?

Jamais deveríamos deixar de nos comunicar regularmente com quem visitou a nossa célula, não só quem o convidou, mas todos os membros deveriam entrar em contato com o visitante.

Hoje temos várias maneiras de nos comunicar, seja por meio de ligação telefônica, envio de mensagens por aplicativos como Whastapp, rede sociais, e-mails e muito mais. Busque estabelecer contato constante com o visitante.

Ao final desse capitulo deixarei um roteiro que você poderá utilizar para manter contato constante e efetivo com os visitantes da sua célula.  

Vale ressaltar que equilíbrio é a melhor palavra para definir o contato com o visitante, lembre-se, ele ainda não é membro da célula, muitas vezes ainda nem se converteu, então nada de exageros, ligar toda hora, mandar várias mensagens no dia. Seja sábio e entenda o melhor momento. Uma dica importante, não se apresse em colocar o visitante no grupo do Whatsapp da sua célula, espere ele visitar ao menos três vezes a sua célula. 

Outra coisa importante na comunicação com o visitante, é que ele deve ser o foco, deixo-o falar, estimule-o a falar, se interesse realmente pela vida dele, não apenas em tê-lo novamente na célula, fazendo isso laços de amizade serão criados.

5)              Esteja presente na vida do visitante

Estar presente na vida do visitante é estar a disposição para servi-lo. O Senhor veio para servir. No evangelho de Marcos o autor faz questão de evidenciar a disposição em servir que Jesus tinha. O filho de Deus veio para servir, serviu ensinando a palavra, serviu curando os enfermos, serviu expulsando demônios, serviu lavando os pés dos discípulos, serviu ao máximo entregando-se na cruz em nosso lugar.  

Chegou a nossa vez de servir. Deixei claro para o visitante, que você e os demais membros da célula estão à disposição para ajudá-lo, seja nas questões naturais e ou espirituais. Talvez ele esteja precisando de alguém para ajuda-lo em sua mudança; ajuda-lo a consertar algo em casa, arrumar o computador, levá-lo em uma consulta médica, resolver algum tipo de problema, e você ou outro membro da célula tem condições de ajudá-lo, então se disponha, isso irá constrange-lo. Ele se sentira amado.

Aqui vale alguns cuidados, com por exemplo, não emprestar dinheiro, não fazer dividas em nome dele, seja prudente como a serpente e símplice como a pomba, aja com sabedoria.

 Nas questões espirituais mostre-se disposto a tirar suas dúvidas a respeito das coisas do Deus, a respeito da palavra de Deus. Nos momentos em que estiver em contato com seu visitante, ore por ele, pergunte se ele tem algo que gostaria que você orasse.

6)              Visite o visitante

o       “Nenhum outro fator faz uma diferença maior no crescimento anual da célula do que visita imediata à casa daqueles que compareceram pela primeira vez na célula. Quando os membros da célula visitam o visitante pela primeira vez num prazo de 36 horas, 85% desses retornarão na semana seguinte. Se fizer essa visita num prazo de 72 horas, retornarão 60%. Se fizer sete dias depois, 15% irão voltar.” 

Visitar os recém-chegados logo em seguida faz uma diferença enorme. Se você quer contribuir com o crescimento da sua célula, um dos segredos é a visitação imediata aos visitantes. 

Lembre de levar um presente para o visitante! Lembre-se “As pessoas não se importam com o quanto você sabe da bíblia, até saberem o quanto você se importa com elas”.

Marque uma visita logo após o visitante ter ido a célula. Combine com mais alguns membros de visita-lo. Seja informal na visita, veja como ele está, veja o que ele achou da célula, se precisa de algo, e por fim ore por ele, combinem de irem juntos ao culto, e o convide para a próxima reunião da célula.

Abaixo segue uma sugestão prática de como realizar a consolidação dos visitantes.

Na primeira semana em que o visitante foi a célula, siga o roteiro abaixo. Supondo que sua célula seja na quarta-feira faça da seguinte maneira: (caso sua célula seja outro dia da semana, basta adaptar as atividades)

1.    Quarta-Feira: No dia em que o visitante foi à célula

a.     Anote o nome, telefone e data de nascimento dele e coloque na lista de visitantes (essa lista está disponivel para download, na caixa de ferramentas que disponibilizaremos nas proximas seções do livro)

b.    Veja se o visitante tem rede social, e já peça aos membros para segui-lo.

c.     Os membros da célula devem começar a orar pelo visitante 

2.    Quinta-Feira: No dia seguinte a célula

a.     O líder da célula deverá ligar para o visitante para saber como ele está, e orar por ele. 

3.    Sexta-Feira:

a.     O membro da célula que convidou o visitante, deverá ligar para ele, saber como ele está, orar por ele, e marcar uma visita no dia seguinte. 

4.    Sábado: No dia combinado da visita ao visitante, o membro que o convidou para célula, juntamente com outros membros da célula, devem visitar e levar um presente para o visitante. 

5.    Domingo: No dia do culto da igreja, o membro que levou o visitante para a célula, deverá ligar para o mesmo e convidá-lo para o culto, e claro se disponibilizar a buscá-lo.

6.    Segunda-Feira: No dia seguinte ao culto, os membros da célula deverão enviar mensagens para o visitante, desejando-lhe uma semana abençoada.

7.    Terça-Feira: O líder deverá ligar, e convida-lo para visitar a célula novamente.

8.    Quarta-feira: O membro que o levou à celula, deverá ligar e combinar de busca-lo para irem juntos a célula novamente.

Na Segunda Semana em que o visitante está indo a célula, siga o seguinte roteiro de atividades, novamente supondo que sua célula

1.    Quarta-Feira: No dia em que o visitante está vontando à célula

a.     Os membros devem receber com amor o visitante, ressaltando a alegria e importancia de te-lo novamente na célula 

2.    Quinta-Feira: No dia seguinte a célula

a.     O líder da célula deverá ligar novamente para o visitante para saber como ele está, e orar por ele, perguntar se está gostando da célula, se tem encontrado alguma dificuldade com o ensino da palavra. 

3.    Sexta-Feira:

a.     O membro da célula que convidou o visitante, deverá ligar para ele, e marcar algo para fazerem juntos, sairem, assistirem um filme, algo que promova o relacionamento. 

4.    Domingo: No dia do culto da igreja, o membro que levou o visitante para a célula, deverá ligar para o mesmo e convidá-lo para o culto, e claro se disponibilizar a buscá-lo.

5.    Segunda-Feira: No dia seguinte ao culto, os membros da célula deverão novamente enviar mensagens para o visitante, desejando-lhe uma semana abençoada.

6.    Terça-Feira: O líder deverá ligar, e convida-lo para visitar a célula novamente.

7.    Quarta-feira: O membro que o levou à celula, deverá ligar e combinar de busca-lo para irem juntos a célula novamente.

Para a terceira semana que o visitante estiver visitante a célula, siga as seguintes instruções:

1.    Os membros devem continuar orando pelo visitante, a fim de que permaneça na célula 

2.    Insira o visitante no grupo do Whatsapp da célula

3.    O anfitrião deverá entrar em contato com o visitante um dia antes da célula, resaltando a importancia dele na célula, e roforçando que é sempre um prazer recebe-lo em sua casa

4.    No dia do culto, o líder deverá enviar uma mensagem lembrando-o de estarem juntos no momento da reunião

5.    Programe com a célula de sairem juntos após o termino do culto, e claro convide o visitante para irem juntos.

6.    Desafie o visitante a levar alguem com ele na próxima reunião da célula

7.    Desafie o visitante a levar o lanche na próxima célula

8.    Fale com o visitante a respeito do Encontro com Deus

Podemos considerar o visitante consolidado quando:

·       Visitante foi a célula mais de 3 vezes e permaneceu

·       Se ele esta participando efetivamente da célula e dos cultos

·       Se ele participou do Encontro com Deus  

Como você pode ter percebido a consolidação do visitante, nada mais é do que ama-lo. São atividades muito simples que com certeza irão auxiliar você a consolidar o visitante que você tem levado a sua célula.

Tenha sempre em seu coração que o alvo final em relação aos visitantes, é que eles  entreguem suas vidas ao Senhor, que se batizem e se tornem discipulos de Jesus.

E se depois ter feito tudo isso, o visitante não permanecer, não fique chateado, não desista do propósito que Deus lhe deu. Lembre-se que:

Lc 15.7  Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

Uma vida vale muito para Jesus! Se para Ele cada um é importante, para nós também deve ser.

Discípulos que entenderam sua missão de ganharem vidas para Jesus, não se abalam com duas ou três promessas não cumpridas de visitantes que não retornaram à célula. Em vez de desanimar, eles convidam ainda mais pessoas.

Trecho retirado do Livro 21 Ideias Simples e criativas para convidar visitantes para célula ou pequeno grupo