A graça do Recomeço

A graça do Recomeço

Todo mundo está cansado de saber: tudo na vida tem um começo e um fim. Mas e o tal recomeço? Uma dificuldade comum entre os irmãos é ter a disposição de recomeçar algo. Normalmente, quando nos deparamos com uma impossibilidade ou dificuldade extrema, ficamos propensos a desistir, mas nunca recomeçar. No casamento, por exemplo, quando um casal se encontra num território de desgastes, entraves, desrespeitos, amarguras, eles entendem que o divórcio seja a decisão viável. Simplesmente dizem: “O amor acabou”.

Na liderança, não é diferente. Quando o líder vive tempos difíceis com seus liderados, ele conclui que não foi chamado para isso ou entra na bolha da frustração. Uns dizem: “Já tentei de tudo, mas o pessoal não responde”.

Recomeçar é começar de novo. É jogar fora, remover tudo o que não foi bom, que não valeu a pena, que foi feito errado e, com o que sobrou, reconstruir. É fazer novas paredes no lugar daquelas que os erros encheram de buracos e rachaduras.

O próprio Deus está disposto aos recomeços. Imagine se o Senhor desistisse de você a cada vez que você lhe desagradasse? Os recomeços podem ser altamente saudáveis e úteis para um tempo de amadurecimento e crescimento.

Na Parábola do Filho Pródigo, em Lucas 15.18, temos uma declaração que trouxe uma nova vida àquele garoto: “Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti”.

Aqui vemos o recomeço no relacionamento do filho com o pai, mas observe que, para que isso acontecesse, o filho precisou regressar ao ponto de partida. Uma das coisas que nos leva a uma vida difícil é quando cultivamos a dureza, a arrogância, o que no fim se resume em justiça própria. Mas o texto diz que ele caiu em si.

Tenha a humildade de recomeçar, pedir perdão, perdoar, ajustar os excessos. Fazendo isso, você tirará o peso de tentar empurrar algo que não se move mais. Umas das coisas que o Espírito Santo quer fazer em sua vida é conduzi-lo pelos muitos recomeços que serão necessários em sua vida.

Filhos amadurecidos estão sempre recomeçando algo, pois entendem que, no processo de sua transformação, muitos erros se darão. Portanto, decida hoje declinar seu coração aos recomeços. Desistir é mais fácil, mas recomeçar é mais nobre. Percebo que há algo incrivelmente honesto sobre as árvores no inverno, como elas são especialistas em recomeçar uma nova primavera.