Assentado a mesa

Assentado a mesa

Disse Davi: Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por amor de Jônatas? Havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; chamaram-no que viesse a Davi. Perguntou-lhe o rei: És tu Ziba? Respondeu: Eu mesmo, teu servo. Disse-lhe o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que use eu da bondade de Deus para com ele? Então, Ziba respondeu ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. E onde está? Perguntou-lhe o rei. Ziba lhe respondeu: Está na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. Então, mandou o rei Davi trazê-lo de Lo-Debar, da casa de Maquir, filho de Amiel. Vindo Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, a Davi, inclinou-se, prostrando-se com o rosto em terra. Disse-lhe Davi: Mefibosete! Ele disse: Eis aqui teu servo! Então, lhe disse Davi: Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa. Então, se inclinou e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu? Chamou Davi a Ziba, servo de Saul, e lhe disse: Tudo o que pertencia a Saul e toda a sua casa dei ao filho de teu senhor. Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu, e teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para que a casa de teu senhor tenha pão que coma; porém Mefibosete, filho de teu senhor, comerá pão sempre à minha mesa. Tinha Ziba quinze filhos e vinte servos. Disse Ziba ao rei: Segundo tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim o fará. Comeu, pois, Mefibosete à mesa de Davi, como um dos filhos do rei. Tinha Mefibosete um filho pequeno, cujo nome era Mica. Todos quantos moravam em casa de Ziba eram servos de Mefibosete. Morava Mefibosete em Jerusalém, porquanto comia sempre à mesa do rei. Ele era coxo de ambos os pés.

2 Samuel 9:1-13

 

Na Bíblia existem alguns personagens com nome difíceis de pronunciar. São verdadeiros dão nós na língua. Então às vezes é complicado você ver a história de Nabucodonosor. Nome difícil. Esse também tem um nome difícil Mefibosete. Mas apesar do nome difícil, estranho ao nosso ouvido, ao nosso idioma a história dele é na verdade uma grande ilustração do relacionamento do homem com Deus.

A Bíblia fala no verso primeiro, que Davi quis usar de bondade pra com alguém descendente de Saul que fosse aparentado também de Jonatas. Davi um belo dia levantou e falou, eu quero usar de bondade, essa é a expressão que está aqui. Davi, resta ainda por ventura alguém da casa de Saul pra que o use de bondade por amor de Jônatas.

Observe que Davi quer usar de bondade não por causa da pessoa, não por causa daquele descendente específico. Davi quer usar de bondade por amor a Jônatas, como eu disse pra você, essa história é apenas uma ilustração da nossa história, da sua história. Deus também quer usar de bondade pra conosco, mas não por causa de nós ele quer usar de bondade para conosco por causa de Jesus de Nazaré. Por amor a Cristo. Deus quer usar de bondade pra com você. Uma das coisas mais importantes da vida é ter revelação desse amor tremendo de Deus.

Quem era Mefibosete? Mefibosete era um dos filhos de Jônatas. Jônatas era filho de Saul e tinha feito aliança com Davi. Davi e Jônatas tiveram uma amizade tão profunda, tão íntima, um amor tão grande um pelo outro resolveram fazer aliança de que um cuidaria da casa do outro se por ventura um deles falecesse.

Diz a Bíblia que Saul saiu a peleja contra os Filisteus e nessa batalha morreram os seus três filhos incluindo Jonatas, e o próprio Saul também faleceu. Naquela altura Mefibosete tinha cinco anos de idade. Diz a palavra de Deus que quando a notícia chegou na casa, a babá com receio dos inimigos virem e matarem a criança, ela pegou a criança no colo e foi correr com ela. Mas enquanto corria ela tropeçou e caiu. e quebrou os dois pés daquela criança.

Naquela época não existia esse conhecimento ortopédico que existe hoje. Quando se quebrava um membro ele simplesmente depois curava, colava torto de quebrado como estava, os pés dele depois quebrados, acabaram sarando tortos. Por isso o texto diz que, ele era aleijado de seus dois pés.

Mefibosete não havia feito nada para receber algo em troca de Davi, mas Davi queria abençoa-lo de qualquer forma. O motivo disso, era a aliança que Davi havia feito com seu pai, Jônatas, ou seja, ele seria abençoado por causa de seu pai. Da mesma forma somos nós hoje, pois o Senhor quer nos abençoar, pela aliança que fez com Cristo. Nós não fizemos nada para merecer o amor d’Ele, mas por causa de Cristo, somos abençoados. O Senhor era chamado de “amigo de pecadores”, e nós, que éramos pecadores, fomos feitos seus amigos, e por amor a Cristo, é que somos abençoados por Ele.

Deus nos amou, isso é verdade, e por isso a Bíblia diz que Ele nos deu o seu Único Filho, O Senhor Jesus. Então, não fomos nós que amamos a Deus, mas Ele quem nos amou, e por amor de nós nos deu a Cristo, para que por meio d’Ele, pudesse derramar sobre as nossas vidas, a sua Graça. Porém, muitos ainda tentam se comportar, tentam merecer para receber algo diante de Deus, mas se passamos a merecer já não será mais a bondade do Senhor para conosco, e sim, uma dívida que Ele terá conosco, Ele será colocado em uma posição onde deve alguma coisa. Mas saiba de algo, Deus não deve coisa alguma a ninguém, e onde não existe merecimento nenhum, ou mérito algum, e ainda assim Deus resolve usar de bondade e nos abençoar, a Graça do Senhor está sendo expressa em nossas vidas, a Graça de Deus te alcançou.

 

Disse-lhe o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que use eu da bondade de Deus para com ele? Então, Ziba respondeu ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés.

2 Samuel 9:3

 

Mas no verso 3, o texto diz que Mefibosete era aleijado de ambos os pés. Na Palavra de Deus, quando são mencionados os nossos pés, está se falando dos nossos caminhos, dos nossos comportamentos, da maneira como nós vivemos, então, ter os pés aleijados significa, ter os caminhos defeituosos diante de Deus. E mais uma vez, se pode ver uma relação alegórica e semelhança conosco, pois também temos os pés tortos diante de Deus. Um dia, houve uma queda do homem, que nos deixou aleijados diante de Deus, e também, uma queda deixou Mefibosete com seus pés tortos. A queda nos deixou aleijados diante de Deus, e nos fez ter um caminhar defeituoso diante de Deus.

Deu sabe que temos os pés tortos, Ele sabe do nosso caminhar defeituoso, mas mesmo assim ele pergunta se há alguém para com quem ele possa usar de misericórdia, se há alguém para ser abençoado por Ele. Aquele com os pés tortos provavelmente não erguerá as mãos pensando quem seria ele para receber tamanha bondade de Deus, pois talvez outro melhor que ele, pois há quem caminhe melhor. Não nos vemos como alguém a quem Deus pode abençoar, mas a Graça de Deus é em direção aquele que não merece, pois assim como um rio, flui para baixo. Quanto mais baixo, maior as chances de chegar a você, pois quem se julga mais alto, é que não pode ser alcançado.

Se nosso pés são tortos, já não é uma questão de tentar, pois sempre nos esforçamos para andar de maneira já ereta, e mesmo com encorajamentos de outros, ainda acabamos por cair mais uma vez, porquê já não depende de se esforçar ou tentar, pois por mais que tentemos esticar o pé, é muita crueldade com um aleijado ficar dizendo a ele para que ande direito, pois ele não tem poder pra isso, está além da foça dele. Da mesma maneira, o pecado não é algo ao nosso alcance, então não posso chegar mandando você se esforçar mais, “Vamos, você tem que se esforçar mais para ser melhor…”; “De novo? Mais uma vez você caiu?”, pois você tentará inúmeras vezes, e descobrirá em todas ser incapaz, e no dia que perceber que pela força humana não pode endireitar os seus pés, aceitará da bondade de Deus.

Há aqueles que acham ter os pés restos, e se veem no direito de julgar os demais. Mas todos, tem os pés tortos em áreas como o casamento, os relacionamentos e outros muitos, e sempre nos vemos caindo de novo, sempre naquele mesmo erro, de novo e de novo, com pessoas, amigos, o próprio Deus. Começamos o ano dizendo que seremos diferentes, que iremos andar direito, mas acabamos sentindo o peso do fracasso, e o peso dessa angústia nas costas nos leva a viver muito mal, tudo isso porque tentamos viver na nossa própria força e esforço, mas aquilo que não podemos fazer, Deus o fará em nossas vidas . O pau que nasce torto, não morrerá torto, pois Jesus é o carpinteiro de Nazaré, Ele nos endireitará. E mão será mérito ou esforço seu.

Quem vence o pecado é Aquele que habita dentro de nós. Então, não se desanime, pois Aquele que tem poder para trazer perdão pelos pecados, também irá tirar o pecado das nossas vidas, e não nos lembraremos do pecado depois, pois o Filho nos liberta, e assim seremos livres.

Mas há um estilo de vida nos que tem os pés tortos. no verso 4, por ter os pés tortos, e por achar que o rei o queria matar, Mefibosete vivia em Lo-Debar. Em hebráico, “Lo” significa não, e “Debar” significa pasto ou comida. Mefibosete habitava em um lugar afastado e isolado, e mesmo estando no deserto da Judéia, próximo ao Rio Jordão, era um lugar  totalmente árido onde não nace nada e não tem coisa alguma, um lugar de sequidão.  Muitas vezes não deixemos estar no deserto, e esse é o lugar onde quem tem os pés tortos vai habitar. Não vão lá por decreto do rei, mas sim, por se sentirem distantes de Deus. O pecado nos faz sentir secos e áridos. Mefibosete morava lá, mas seu lugar era perto do rei, em sua casa. Mas quem tem os pés tortos, não tem coragem de procurar o rei.

Mefibosete era o único descendente de Saul, era o descendente da Dinastia anterior,. E quando havia uma mudança nas Dinastias, o normal era o atual rei, eliminar aqueles da antiga Dinastia e seus descendentes, e Mefibosete sabia disso. Ele pensava que não tinha futuro, e que era melhor não ter amigos e nem investir em nada, pois um dia seria achado, buscado, iria sentir o peso da condenação, e eventualmente morreria. Essa é a história de muitos, não vamos atrás de Deus, mas sim, corremos de Deus. Porém, o precioso nisso, é que O Próprio Deus vem atrás de nós, assim como Davi mandou alguém buscar Mefibosete. Você pode olhar e pensar que não faz nada de ruim, mas ainda assim, vive debaixo de um peso de acusação e condenação, porque é assim que vivem os de Lo-Debar, vivem com medo do rei. Mas vivem assim, porque não o conhecem, pois no dia em que Jônatas morreu, Mefibosete tinha 5 anos de idade, e naqueles dias já tinha por volta de 25 anos, e talvez até já teria um filho pequeno também. Ele não tinha chegado a conhecer Davi, e por isso achava que Davi o quisesse morto, mesmo Saul tendo por 23 vezes, tentado matar Davi.

 Ele não o conhecia, e muitos de nós também acabamos não conhecendo, por isso vivemos assim. Mas já no verso 7, Davi diz para que ele não tema, e Davi fez isso, porque a reação de Mefibosete era de muito tremor, em um completo pânico pensando que agora que foi chamado, estaria encarando o seu fim. Mas meditando nisso eu pensei, Davi diz pra ele só uma palavra, “Mefibosete“. Ele só falou o nome, e é precioso como Deus fala o nosso nome. Sabe, a maneira como Deus fala nosso nome é muito importante. Quando foi falar com Saulo, Jesus apareceu pra ele e falou: “Saulo, Saulo…“. Quando uma mãe chama o menino assim, por 2 vezes, já se sabe que  que vem em seguida não é bom. Mas por outro lado, quando Jesus ressuscitou na manhã de Domingo e se encontrou com Maria, ela achou que Ele fosse o jardineiro. Então, ele chegou pra ela e disse: “Maria..“. Os olhos ela foram abertos imediatamente naquele momento, e ela então vê O Senhor ressurreto. Quando falou O Senhor com Paulo, ele caiu cego e já não via mais nada, já com Maria ela teve seus olhos abertos. Então, a maneira como nós somos chamados, tem muito a ver. Hoje Jesus não chega até  você da maneira como foi com Paulo, mas da maneira como foi com Maria, pois hoje você é conhecido diante de Deus, alguém falou de você para o rei, e assim foi chamado até Ele, te chamando pelo seu nome.

Muitos de nós não tem uma experiência com o Amor de Deus, e então temos Ele como alguém pronto para nos punir o tempo inteiro, e não aceitamos que Ele nos ama. Certa vez eu estava compartilhando o Evangelho com uma pessoa, um jovem que se dizia muito culto, e quando disse a ele que queria compartilhar com ele sobre Jesus, ele me disse: “Já sei da história. ‘Se comporte bem, seja bonzinho, que Eu vou te abençoar. Se comporte mal, e você tá frito comigo, tá fora.‘…”. Então perguntei se isso era tudo o que ele sabia a respeito de Jesus, tendo lido tantos livros na Universidade que frequentou, se só o haviam dito isso. Logo depois o disse que o contaria algo que ele jamais tinha ouvido. Que Jesus queria usar de bondade para com ele, e que nem exigia que ele mudasse, pois sabia que ele não conseguiria, e que a Bíblia diz que onde se tem pecado, a Graça de Deus se manifesta, mas onde tem muito pecado, ela superabunda, pois é para quem não merece. Ela vai contra a lógica das religiões, onde se faz o certo para receber, se comporta bem para ser abençoado. Fazer o bem é algo bom, mas não é essa a lógica do Cristianismo, pois ele traz o amor do Rei para quem não merece, e aguardava a morte.

 

Então, se inclinou e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?

2 Samuel 9:8

 

No verso 8, depois que Davi chamou a Mefibosete dizendo que iria o abençoar, que iria usar de bondade com ele por amor a Jônatas e o restituir por tudo o que tinha, que ele deveria estar vivendo uma vida de príncipe ao invés de se esconder em Lo-Debar, Mefibosete responde: “Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?“. Sabe, se comparar a um cão já é algo bastante complicado, pois quer dizer que basta te chutar para que saia dali, mas ele disse que nem chegava a ser um cão, pois já era um cão que morreu. Um cão morto, é como o cadáver que é visto as ruas atropelado, que ninguém nem ao menos se dispõe a coloca-lo em uma lata de lixo, e ao permanecer ali os carros vão passando por cima até só restar um pequeno monte de pelos, ou seja, não significa nada para ninguém. Deus não teria motivos para usar de bondade com alguém assim. Mas assim como Davi usou de bondade com Mefibosete por amor a Jônatas, Deus também usa de bondade conosco, por amor a Cristo, porque Cristo se fez nosso amigo, e assim, amigo de Deus também. Mas o sendo de Mefibosete, era um senso de menos-valia, um senso de se depreciar, pois para ele, apenas alguém digno poderia se assentar a mesa do Rei. Mas na mesa do Rei, este cão aleijado e morto, também tem o seu lugar, e irá comer junto a mesa do Rei.

Nos sentimos assim, por conta das acusações do Diabo. A Bíblia diz, que o Diabo é o Sedutor, e ele nos seduz com o pecado, mas sua principal atividade é acusar, e isso, ele faz com todos. desde o que prega, até ao que está recebendo, acredite em mim o Diabo todos os dias, manda acusações a sua mente. É uma acusação de total desqualificação, onde “eu já deveria estar em um certo lugar, e ainda não cheguei a lugar algum. não realizei coisa alguma, e não sou nada”. Muitos homens, depois dos seus 40, 50 anos, acabam afundados em uma imensa depressão, porque se sentem um cão morto, um aborto, uma nuvem que só tem trovão, mas não chove, que fez muito, e não produziu nada. O Diabo também fala comigo sobre “quem sou eu para estar a frente desse povo, não sou um nada”. Constantemente fazendo um rosário com todos os meus pecados, até os que não me lembro mai, e diariamente me acusar. Mas com o passar dos nos, eu vi que não preciso mais viver debaixo dessa acusação, pois O Sangue já foi derramado na Cruz, e eu tive uma resposta do meu Advogado.

Dizem que Lutéro, o pai da Reforma,  um dia foi acordado pelo Diabo. Eu não sei se eu gostaria de ser acordado por alguém assim, ainda mais a noite, que por si só já é bastante assustadora, quanto mais com essas companhias. Satanás o acordou, então Lutéro se virou para o lado, e Satanás disse que tinha algumas coisas para lhe mostrar. Satanás possuía um pergaminho cheio de coisas escritas a seu respeito, e ele foi lendo: “Você é isso, é aquilo, deixou de fazer aquilo, fez aquilo outro…“, e quando terminou, o declarou como não sendo digno, como desqualificado e o perguntou o que tinha a dizer sobre isso. Lutéro então apenas virou para o lado, e escreveu logo embaixo: “JUSTTIFICADO PELO SANGUE DO CORDEIRO”, e voltou ao seu sono. É isso o que você tem de fazer hoje, quando for acusado pelo inimigo, apenas declare que  sangue o justifica., e diante de Deus, toda divida contra você foi paga por Cristo. Rejeite a acusação, mas isso não é apenas dizer que é forte ou digno, pois não se vence o diabo argumentando com ele, na verdade você pode até concordar que o que el diz é real, mas também diga que há uma verdade que ele não conhece, que é o fato de o sangue do cordeiro te considerar justo diante de Deus.

A coisa mais triste que existe é o crente debaixo de condenação, pois nunca faz ou é suficiente o bastante para ser qualificado. As vezes até vem um irmão o acusar, usando uma bota ortopédica, mas que por trás também possui pés tortos, e o tempo inteiro ele se sente como um cão morto. E quer lhe apresentar 4 possíveis motivos para irmãos aceitarem viverem assim, sob acusação.

 

  1. DESEJO INCONSCIENTE DE MERECER ALGO DE DEUS

 

O primeiro, é que ele tem um desejo inconsciente de merecer algo de Deus, e por isso fica se punindo, e diz aos outros para olharem como ele se puni para ser bonzinho e merecer algo de Deus. “Olha ai Deus, eu estou me auto flagelando, e isso deve valer algo diante de Ti…”. Isso é uma imensa mentira do Diabo, pois não há mérito algum no Homem, mas devemos nos achegar a Deus confiados no sangue de Jesus. No dia que oro ou faço, não tenho mérito. Mas no dia que não faço ou não oro, também não tenho mérito. É preciso crer na Provisão Divina, e ela é o Sangue de Cristo.

 

2.FALSO CONCEITO DE HUMILDADE

 

 

O segundo, é um conceito falso de humildade. Por isso, o sujeito vive se depreciando e acha que isso é humildade diante de Deus. Devemos sim ser humildes, mas humildade não é falar de si mesmo, pois se esta sendo falado de você, seja bem ou seja mal, não é humildade. Humildade, é não se colocar na conta, é olhar para O Senhor, pois quando olhar para O Senhor, acredite em mim, os outros vão até te achar orgulhoso e arrogante. Mas isso é Fé. Já perdi as contas de quantas vezes fui em reuniões onde o pregador se enchia de condenação se diminuindo e depreciando, e tem irmãos que vivem se dizendo isso achando ser humildes diante de Deus, mas isso também é pecado. O que você deve fazer, é olhar para Cristo, pois o verdadeiro culto, é olhar para Cristo é não  olhar para si mesmo. Se esqueça de si mesmo. É triste quando se vai a uma reunião, e as pessoas não param de olhar para si mesmas ao invés de olhar para Cristo.

Davi era um homem humilde, mas a Bíblia diz que, quando ele viu Golias afrontando a Israel, ele foi tomado de uma ira, e ficou em profunda indignação. Porém, seus irmãos vieram a ele dizendo que sabiam quem ele era, que ele não era boia gente, que ele era só um orgulhoso que foi até lá para zombar deles. Ou seja, a atitude de Davi de enfrentar o gigante, era visto como orgulho, mas segundo a Bíblia, ele disse que o motivo para isso foi o fato de Deus já tê-lo usado para matar o leão e o urso, e também o usaria para matar om gigante. Ele não era um soldado treinado, então não teria como matar aquele gigante. Mas ele sabia que O Senhor estava ao seu lado, não porque ele merecia, mas porque foi escolhido por Ele, pois um dia ele estava cuidando das suas ovelhas, e mandaram o chamar, então ele foi ungido pelo profeta e recebeu a palavra de que havia sido escolhido por Deus. Não tinha nada haver com ele, mas Deus o escolheu, e assim ele seria poderosamente usado por Deus. E Davi foi, e  então disse ao gigante: “Você vem a mim, com espadas e lanças. Mas eu vou contra você, em nome do Senhor dos Exércitos a quem você afrontou hoje…“. Você percebe, que não tinha nada a ver com ele, ele não está olhando pra si e ele não conta. O que conta, é a Glória do Senhor, é o Nome do Senhor, é a Honra do Senhor. Aqueles que olham pro Senhor, são sempre cheios de fé. São sempre cheios de posturas positivas, pra cima. Mas aquele que olha pra si, está sempre cheio de condenação, pois o Diabo vai sempre  levar você a orar de maneira piedosa.

Me lembrei de uma vez, que fui a uma reunião de irmão. Já estive em muitas, mas esta certamente, foi uma das piores. O irmão que estava frente havia pedido para fecharmos o os olhos, e quando fechamos os olhos, ele disse: “Agora, seja honesto, olhe pra você. Será que você, tem sido bom? Será que você tem feito tudo o que tem que fazer?…”; ai, a mulher ao meu lado começou a chorar compulsivamente. Então em um tom mais agressivo ele disse: “Será que você tem merecido? Será que você tem sido digno diante de Deus?…”. Então comecei a pensar em ir embora para minha casa. Se você vai a um culto, onde te mandar olhar para você, vá embora para sua casa.  Procure um culto onde eles aponte ao Senhor Jesus crucificado, e pedem para fechar os olhos, pensar em Cristo, e que quando você não se ver digno, se lembre que Cristo o É. Não com pena do sofrimento de Jesus, mas que você saiba que Ele estava lá por você por que ele te ama. E agora, Ele ressuscitou e veio morar em você. E assim, é pintado um quadro da Graça do Senhor. Neste lugar há vida. Mas quando sò tentam apontar seus defeitos e falhas, só será trazido sobre você, o peso da condenação, e o que estava ruim se tornará em um inferno. É terrível quando se passa a semana sendo atacado, e no culto o pastor completa essa obra te colocando no lixo.

 

  1. NÃO CONSEGUE CRER QUE O FAVOR DO REI, É PARA QUEM NÃO MERECE

 

 

Ele tenta merecer o tempo inteiro, mas ele não consegue. É como Mefibosete com seus pés tortos, que tenta se endireitar, mas não consegue. Com muito esforço dá seus 2 passos, mas isso é muito desconfortável, porque ele não foi transformado. Preste atenção, a obra do Senhor, do começo a fim na sua vida, vai ser feita por Ele. A nós  só cabe crer, e responder ao convite do Rei. Quando te pintarem o quadro, só comtemple.

 

E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.

2 Coríntios 3:18

 

Aqui vemos como O Senhor vai nos endireitar neste tempo. Ele não nos endireitará na marra, u na força. Não adianta ler livros, ou técnicas que ensinam 10passos pra aquilo, ou 20 pra vencer aquilo. Só há uma maneira para ser mudado, e é a Graça de Deus te alcançando todos os dias. Se levante todos os dias declarando, que é alvo da bondade de Deus. Como diz o verso 18, na medida que contemplamos ao Senhor, somos transformados. É só isso que necessitamos, de olhar para o quadro. e quando enxergamos algo, e isso entra em nós, não somos mais o mesmo, pois nossa fé e coração foram aumentados. Mesmo sendo de pouco em pouco, quando se passarem os anos, será algo grande.

Toda semana o rei te convida a se sentar na mesa com Ele, e ao aceitar esse convite, só precisamos contemplar Ele. Mas não é um simples contemplar, mas na verdade é um estar estarrecido, maravilhado com seu amor e Grandeza. É como estar diante de uma paisagem tão bela, que ficamos estupefatos. Um exemplo disso é quando as pessoas comtemplam uma explosão de fogos de artifício. Elas ficam maravilhadas com tamanha beleza.  Ao comtemplar O Senhor dessa forma, sua vida não será mais a mesma. Podemos contemplar ao Senhor louvando, cantando e de muitas outras formas. Mas a melhor é quando alguém vem e pinta um quadro para nós, usando da Palavra de Deus.

 

  1. SOMOS NATURAIS DEMAIS.

 

Só cremos naquilo que vemos. E como não vemos o perdão, não cremos que fomos perdoados. Uma das mais terríveis coisas na vida de uma pessoa, é quando ela crê que não foi perdoada, quando preferem acreditar que seu pecado e seu erro foram muito grande e muito sujos, ou que já repetiram tantas vezes, que Deus se cansou dela. Quero te dizer algo, isso é uma das maiores mentiras que existem por aí, pois assim como a Terra esta distante do Céu, este é o tamanho da paciência e da tolerância de Deus com você. Ele não vai Desistir de você, apenas creia nisso.

Mas muitos de nós, mesmo tendo aplicado o sangue, muitas das vezes vivemos angustiados. Te gente que já creu no sangue, mas dizem: “E se?…”. Não tem “se” e não tem “mais”. Preste atenção, o Anjo da Morte não tem mais poder sobre a sua vida. Imaginemos a cena, onde a Bíblia fala que o povo hebreu estava no Egito, e que a meia noite o Anjo da Morte passaria e levaria consigo o Primogênito de cada casa. Mas Deus fala para o povo matar o cordeiro sem defeito, e passar o seu sangue nos umbrais das portas pelo lado de fora, que a meia noite, quando o Anjo passasse, e visse o sangue, ele não poderia entrar. Então temos um pai primogênito, com seu filho também primogênito. E o menino pergunta: “Pai, o que o senhor está fazendo?”. No que o pai responde: “Filho, eu estou passando esse sangue na porta, pra que quando vier o Anjo, ele não entre.”. Então o menino pergunta ao pai se irá funcionar, e o pai responde a ele que não sabe. E quando chega as 10 da noite, a hora de comer o cordeio assado, eles fecham a porta, e não querem saber do Anjo que estará lá fora. Chegam 10:30, 11:00, e o menino vai perguntando ao pai se apenas aquele sangue na porta poderia resolver o problema, mas o pai diz não saber também, que também está com medo, mas é o que pode fazer. Então vai se aproximando da meia noite, e eles estão perplexos de medo, estão sofrendo tanto. Mas a meia noite, o Anjo não entra ali. De nada adiantou tanto sofrimento e medo, pois só trouxe desperdício de energia e vida.

Olhe, se você já aplicou O Sangue isso ja é o suficiente, já não há mais nada para você fazer, não há mais nada a acrescentar. Você não precisa ter mérito, ou fazer média diante de Deus. Apenas com o sangue, você já foi aceito diante d’Ele. Você está sendo convidado, pra provar da bondade do Rei.

 

Disse Ziba ao rei: Segundo tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim o fará. Comeu, pois, Mefibosete à mesa de Davi, como um dos filhos do rei.

2 Samuel 9:11

 

A bondade de Davi, encontrou uma expressão máxima. Ele disse a Mefibosete que iria restaurar, dar de volta tudo o que ele perdeu. Se tinha um carro, ganharia um melhor. Se fosse um emprego, receberia um cargo mais alto. Se não tinha uma casa, ganharia uma. Teria servos trabalhando pra ele, e tudo isso é muita benção, mas ainda não é a máxima. A melhor benção, Davi deixou para o final.

Davi disse que Mefibosete, comeria na mesa dele, todos os dias. Todo dia, ele se sentaria e comeria junto com o rei. Hoje, esse convite também é feito a você. Mas o que significa sentar na mesa do Rei?

Uma das coisas mais preciosas que que acho dessa história, é esse momento. Davi não chamou Mefibosete para andar com ele em uma excursão, ou corre 10 quilômetros com ele. Davi disse: “Não, você vai se sentar. Porquê na mesa, ninguém vê os seus pés…“. A mesa cobre os pés, e nela o que importa é olhar para o Rei. Na mesa, ninguém olha o seu sapato, ninguém se lembra dos seus pés, pois o foco é o Rei.

Não importa como tem sido a sua vida, se você aceita o convite e se assenta a mesa do Rei, os seus pés serão cobertos pela mesa. Não importa qual teu sido o seu caminhar, pois o seu caminhar será esquecido diante de Deus. Você terá uma nova história. Antes era Lo-Debar, mas agora é em Jerusalém no palácio do Rei. E ninguém verá mais os seus pés, porque você agora será parte da nobreza, pois só se senta a mesa do Rei, que é da nobreza e quem é nobre. Ele não só restituiu a benção na sua vida, como ele também mudou a sua história. Agora você possui comunhão com o Rei. Você pode olhar os olhos do Rei, e ouvir em primeira mão o que outros não escutam, e terá uma comunhão na qual outros não participam.

 E nada disso porque ele merecia, mas apenas porque era filho de Jônatas, só por isso. Da mesma forma, só sentamos na mesa por amor a Jesus de Nazaré, é só por isso. Apenas por causa do Senhor Jesus Cristo, e nada por causa de você. Mas o preciso é que a mesa do Senhor é muito grande, muito grande.

 

Morava Mefibosete em Jerusalém, porquanto comia sempre à mesa do rei. Ele era coxo de ambos os pés.

 

2 Samuel 9:13

 

Mefibosete não apenas se sentava a mesa do rei. ele também morava em Jerusalém, e sempre comia à mesa do rei. Essa é a mais preciosa coisa na mesa do Rei, as comidas que ali são servidas. Paulo diz que somos transformados por contemplar, mas lá em Romanos 12, também diz que somos mudados pela renovação da nossa mente. Você é transformado, pela sua dieta. Os nutricionistas e entendidos de comida dizem, que somos o que comemos. Mal sabem eles, que estão falando de uma verdade tremenda da Palavra de Deus. Nós somos o que nós comemos.

O Rei não é apenas aquele que está sentado a ponta da mesa, o Rei também é, o Pão que nos é colocado sobre a mesa. E quando você come esse pão, você come do Rei. E quando esse pão entra dentro de você, ele é metabolizado e passa a fazer parte de você, Antes, esse pão não fazia parte de você, mas agora, se tornou uma parte inseparável de você. E esse Pão que desceu do Céu, é O Próprio Senhor Jesus. Ele é a Palavra que sai da boca de Deus, e disse que “não só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus…“, e essa Palavra é o Pão que desceu do Céu. E esse Pão vai curar o seu pé, que não é curado quando você tenta andar, ou esticar ele, ou pela repetição em força de vontade. Seu pé será curado pela comida do Rei, que entrará e fará parte de você, e quando acordar em um belo dia com eles curados, não saberá o que aconteceu. Mas eu te digo que é porque todos os dias você tem ido comer a mesa do Rei. Então venha comer na mesa do Rei, pois lá os seus pés não serão vistos, não haverá condenação, e só se sentam a nobreza. Mas se antes você não era nobre, agora o será, e se antes ninguém te via como nobreza, agora o verá, pois o Rei é quem está te chamando para se sentar com Ele. E hoje Ele continua perguntando se há mais alguém para se sentar a mesa com ele para que ele possa usar de bondade, pois hoje quer mostrar de grande amor e bondade com alguém hoje, com Graça, Ele quer saber se alguém precisa e quer receber da bondade d’Ele hoje.

Se você ainda não atendeu a esse convite, mas quer ter sua história mudada hoje, aceite o convite d’Ele, pois Ele está desejoso de ser bondoso para com alguém, e transformar os teu pés hoje.