Como Deus estabelece seu Reino

Como Deus estabelece seu Reino

Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas cousas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-
se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem (Hb. 5:8-9).

Ora, nós somos testemunhas destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe
obedecem (Atos 5:32).
Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação?”
(Rm. 10:16).
Tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de
nosso Senhor Jesus (Ts. 1:8).
Tendo purificado as vossas almas, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos de coração uns aos outros ardentemente (1 Pedro 1:22).
O Senhor aprendeu a obediência através do sofrimento
Assim como Deus garantiu o princípio da obediência através da vida de nosso Senhor, Deus também estabeleceu sua autoridade através do Senhor. Vamos ver agora como Deus estabelece hoje em dia o seu reino com base nessa autoridade. O Senhor veio a
este mundo de mãos vazias; não trouxe consigo a obediência. Aprendeu a obediência através do que sofreu e, assim, tornou-se a fonte da salvação eterna a todos os que lhe obedecem. Passando por sofrimento após sofrimento aprendeu a obedecer até à morte, e
morte de cruz. Quando o Senhor deixou a Divindade para se tornar homem, verdadeiramente tornou-se um homem — fraco e sofredor. Cada sofrimento pelo qual
passou amadureceu num fruto de obediência. Nenhum sofrimento foi capaz de incitá-lo à murmuração ou à impaciência.
Como diferem disto muitos cristãos que não conseguem aprender a obedecer mesmo depois de muitos anos. Embora seu sofrimento aumente, sua obediência não. Quando surge o sofrimento, geralmente murmuram zangados, indicando novamente que não aprenderam a obedecer. Mas nosso Senhor, ao passar por toda espécie de sofrimentos, continuamente exibiu o espírito da obediência; e assim se tornou a fonte de nossa
salvação eterna. Através da obediência de um homem muitos receberam graça. A obediência de nosso Senhor foi por amor do reino de Deus. O alvo da redenção é
promover o reino de Deus. Deus estabelecerá o seu reino. Você já notou até que ponto a queda dos anjos e do homem afetou o universo, que grande problema criou para Deus? Era intenção divina que os seres por ele criados aceitassem sua autoridade, mas ambos os tipos de seres criados rejeita-ram-na; Deus não pôde estabelecer sua autoridade nos seres criados; mesmo assim, não a retirou. Ele poderia retirar sua presença, mas jamais desistirá da autoridade que iniciou. Onde
houver sua autoridade, ali é o seu lugar de direito. Por isso, de um lado, Deus afirmará sua autoridade e, de outro, estabelecerá o seu reina Embora Satanás continuamente viole a autoridade de Deus e os homens diariamente se rebelem contra ele, Deus não
permitirá que tal rebeldia continue para sempre; ele estabelecerá o seu reino. Por que a Bíblia chama o reino de Deus de o reino dos céus? Porque a rebeldia não se restringiu simplesmente a esta terra, mas, além dela, alcançou os céus onde os anjos se rebelaram, Como, então, o Senhor Jesus estabelece o reino de Deus? Ele o estabelece através de sua obediência. Nunca foi desobediente a Deus; nunca resistiu à autoridade de Deus enquanto esteve na terra. Obedecendo perfeitamente e permitindo que a
autoridade reinasse absolutamente, estabeleceu o reino de Deus dentro do reino de sua própria obediência. Agora, exatamente como fez nosso Senhor, a igreja deveria obedecer hoje em dia a fim de que a autoridade de Deus pudesse prosperar e o reino de Deus se manifestar.
Deus ordena que a igreja seja a vanguarda do seu reino
Depois da queda de Adão Deus escolheu Noé e sua família. Contudo, eles também falharam — depois do dilúvio. Então Deus chamou Abraão para ser o pai de uma multidão de nações, tendo a intenção de estabelecer o seu reino através de Abraão. Abraão foi substituído pela escolha de Isaque e, então, mais tarde, Jacó. Os descendentes de Jacó multiplicaram-se
grandemente sob a opressão egípcia e, por isso, Deus enviou Moisés para livrá-los do Egito a fim de que pudessem estabelecer uma nova nação. Mas como havia desobedientes entre eles, Deus levou os israelitas através do deserto a fim de ensinar-lhes a obediência. Não obstante, persistiram em sua rebeldia contra Deus, resultando que toda a geração morreu pelo caminho.
Conquanto a segunda geração conseguisse entrar em Canaã, não deu ouvidos à palavra de Deus com coração perfeito; por isso não puderam expulsar os cananeus completamente da terra.
Saul tornou-se o primeiro rei, mas devido à sua rebeldia o reino não pôde ser estabelecido. Só
depois que Davi foi escolhido, Deus encontrou nele o rei que foi segundo o seu próprio coração,
pois Davi obedeceu totalmente à autoridade de Deus. Mesmo assim, traços de rebeldia ainda
permaneceram dentro da nação. Deus indicou Jerusalém como o lugar onde o seu nome seria
estabelecido, mas o povo continuou a sacrificar no grande lugar alto de Gibeom. Falhou em
obedecer. Tinha um rei mas faltava-lhe a substância espiritual de um reino. Antes de Davi, havia
um reino sem um rei apropriado. No tempo de Davi, ambos, rei e reino, estavam presentes, mas
a substância espiritual do último ainda faltava. O reino de Deus tinha de ser verdadeiramente
estabelecido. O Senhor veio a este mundo para estabelece o reino de Deus. Seu evangelho é duplo em
natureza: o pessoal e o geral. No que se refere ao pessoal, o evangelho chama homens para
receber vida eterna através da fé; quanto ao geral convida homens para entrar no reino de Deus;
através do arrependimento. Os olhos de Deus estão sobre o reino: o “Pai Nosso”, por exemplo, começa e termina com o reino. Começa com “Venha o teu reino, faça-se tua vontade, assim na terra como no céu”.
O reino de Deus é aquele reino dentro do qual a vontade de Deus é executada sem nenhuma
interferência. A oração termina com “Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém”.
(Mt. 6:13.) O reino e o poder e a glória estão interligados. “Agora veio a salvação, o poder, o
reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo”, (Apocalipse 12:10). Eis por que o reino é o
campo de ação da autoridade. “O reino de Deus está entre vós”, diz o Senhor (Lucas 17:21, à
margem, na versão usada pelo autor). “Entre vós”, não “dentro de vós”. O próprio Senhor é
finalmente o reino de Deus.
Quando o Senhor Jesus está entre vós o reino, de Deus está no vosso meio. Isto acontece porque
a autoridade de Deus passa a ser completamente executada em vossa vida. Pois exatamente
como o reino de Deus está no Senhor, deve também ser encontrado na igreja — porque a vida
do Senhor é liberada para a igreja e assim o reino de Deus também se estende à igreja.
Começando com Noé, Deus conseguiu obter um reino, mas era um reino terreno, não o reino de
Deus. O reino de Deus realmente começa com o Senhor Jesus. Como foi pequena a sua esfera de ação no começo! Hoje, entretanto, este grão de trigo já deu muito fruto. Seu campo de ação abrange não só o Senhor mas também muitos santos. Deus tem o propósito de que sejamos o seu reino e a sua igreja, uma vez que a igreja tem ordens de constituir o terreno onde a autoridade de Deus é exercida. Ele deseja ter o seu lugar de direito em mais do que apenas alguns indivíduos; ele deseja que toda a igreja lhe conceda preeminência absoluta a fim de que sua autoridade prevaleça e não haja rebeldia. Assim Deus há de estabelecer sua autoridade no meio dos seres que criou.
Quer que sejamos obedientes não apenas à autoridade direta que ele mesmo exerce mas também às autoridades delegadas que ele estabelece. O que ele espera é obediência total, não parcial. O evangelho não só convoca o povo a crer mas também a obedecer A Bíblia menciona a obediência além da fé, pois não somos apenas pecadores, mas também filhos da desobediência. O que Romanos 10:16 quer dizer com “acreditou na nossa pregação” de Isaías 53:1 é “obedeceu às boas novas” (Darby). A natureza da
crença no evangelho é a obediência. “Tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus” (2 Ts. 1:8).
Aqueles que não obedecem são os rebeldes: “Ira e indignação aos facciosos que desobedecem à verdade” (Rm. 2:8). Os desobedientes são os rebeldes. “Tendo purificado as vossas almas, pela vossa obediência à verdade” (1 Pedro 1:22). Isto indica claramente que a purificação é através da obediência à verdade. A fé é obediência. Os crentes deveriam ser antes chamados de “obedecedores”, pois devem ficar sujeitos à autoridade do Senhor além de crer nele. Depois que Paulo foi iluminado, perguntou:
“Que farei, Senhor?” (Atos 22:10). Não só creu, mas também se submeteu ao Senhor. Seu arrependimento foi causado pela compreensão da graça e pela obediência à autoridade. Quando foi movido pelo Espírito Santo para ver a autoridade do evangelho, chamou Jesus de Senhor. Deus não nos chama só para receber sua vida através da fé, mas também para manter sua autoridade através da obediência. Ele aconselha–nos, aos que estamos na igreja, a obedecer às autoridades que ele estabeleceu — no lar, na escola, na sociedade e na igreja — como também a obedecer à sua autoridade direta. Não é necessário destacar especificamente a que pessoa seria preciso obedecer. Simplesmente significa que sempre quando nos encontramos com a autora dade de Deus, direta ou indiretamente, devemos; aprender a obedecer. Muitos são capazes de dar ouvidos e obedecer somente a uma determinada pessoa. Isto
indica que ainda não descobriram a autoridade. De nada adianta obedecer ao homem; é à autoridade que devemos obedecer. Para aqueles que conhecem a autoridade, até a mais leve desobediência fá-los sentir que foram rebeldes. Mas aqueles que não conhecem a autoridade não têm ideia de como são os rebeldes. Antes de ser iluminado, Paulo recalcitrava contra os aguilhões sem perceber o que estava fazendo. Depois da iluminação, entretanto, a primeira coisa que aconteceu foi que os olhos de Paulo se abriram para ver a autoridade e essa visão continuou a se desenvolver mesmo depois. Embora Paulo se encontrasse apenas com um humilde irmão chamado Ananias, jamais perguntou que espécie de homem era ele — culto ou ignorante — porque não olhava para o homem Paulo reconheceu que Ananias era enviado por Deus, por conseguinte, sujeitou-se àquela autoridade delegada. Como é fácil obedecer quando se reconhece a autoridade.

Através da igreja as nações se tornam o reino de Deus
Se a igreja se recusa a aceitar a autoridade divina, Deus não tem meios de estabelecer o seu reino. A maneira de Deus obter o seu reino é, em primeiro lugar, no Senhor Jesus, depois na igreja, e, finalmente, em todo o mundo. Um dia se fará uma proclamação anunciando que “o reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo” (Ap.11:15). A igreja ocupa o lugar entre o reino que se encontra na pessoa do Senhor Jesus, e sua mais ampla extensão se verá quando o mundo se transformar no reino do Senhor e do seu Cristo. O reino tem de ser encontrado no Senhor Jesus antes que seja estabelecido na igreja; tem de ser implantado na igreja antes que seja assegurado entre as nações. Não pode haver igreja sem o Senhor Jesus, e não pode haver uma extensão maior do reino de Deus sem a igreja. Quando se encontrava na terra, o Senhor obedeceu em todos os menores detalhes. Por exempio, pagou o imposto devido ao templo. Não tendo dinheiro, arranjou a moeda na boca de um peixe Novamente, quando interrogado em outra ocasião sobre o pagamento dos impostos civis, afirmou: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Mt. 22:21). Embora: César fosse uma pessoa rebelde, fora estabelecido por Deus; consequentemente, tinha de ser obedecido) Depois
de obedecermos totalmente, nosso Senhor se levantará e tratará daqueles que
desobedecem. Através de nossa obediência o reino será estendido por toda a terra. Hoje, entretanto,
muitos têm consciência de pecado, mas não de rebeldia. Os homens precisam de um
senso de autoridade, além do senso do pecado. Não ser sensível ao pecado prejudica a
vida cristã; falta de sensibilidade diante da autoridade desqualifica a pessoa. A igreja tem de obedecer à autoridade de Deus Temos de saber como obedecer na igreja. Não existe autoridade dentro da igreja que não exija obediência. Deus pretende que sua autoridade se manifeste totalmente na igreja e que seu reino se estenda através da igreja. Quando a igreja tiver obedecido totalmente, toda a terra ficará sob a autoridade de Deus. Se a igreja falhar em permitir que a autoridade de Deus prevaleça dentro dela, o reino de Deus será desviado do seu alvo de cobrir toda a terra. A igreja é, portanto, o caminho para o reino; mas pode igualmente frustrar o reino. Como pode o reino de Deus se manifestar se não somos capazes de nos sujeitar a pequenas dificuldades dentro da igreja? Como pode o reino de Deus prevalecer se sempre discutimos e argumentamos entre nós? Temos grandemente atrasado o horário
divino. Todos os rebeldes têm de ser expulsos para que o caminho de Deus seja desobstruído. Quando a igreja obedecer verdadeiramente, todas as nações lhe seguirão. A responsabilidade da igreja é imensa. Quando a vontade e a ordem de Deus encontrar
livre acesso na igreja; seu reino certamente virá.