Como superar o esgotamento

Como superar o esgotamento

1. Descanse seu corpo


Este é o lado físico do esgotamento. Este é o primeiro passo de Deus. Elias tinha acabado de
dizer: “Senhor, eu não sou melhor do que os meus antepassados. Eu tive o bastante. “Então,
ele se colocou debaixo de uma árvore e adormeceu. De repente, o anjo tocou nele e disse:
“Levanta-te e come.” Ele olhou em volta e viu um pão sobre brasas e uma botija de água. Ele comeu e bebeu e se deitou novamente para dormir. Então o anjo voltou uma segunda vez, tocou nele e disse: “Levanta-te e come de novo.” Este é o primeiro passo de Deus para vencermos o esgotamento. Ele disse para dormir e comer, dormir e comer. Antes de tudo precisamos lidar
com o problema físico.
A razão pela qual alguns de vocês estão tão estressados é que tudo o que você está comendo
é semente de linhaça. Você está muito magro! Quando Elias se sentiu esgotado Deus não lhe deu uma palestra. Deus não o repreendeu.
Deus não disse, “Posicione-se Elias! Lembra do que aconteceu dois dias atrás? A maior vitória
de toda a sua vida? Anime-se! Fique em forma. Levante-se pelo seu próprio esforço. Livre-se
do mal humor! “Ele não pregou para Elias. Ele não gritou com o profeta. Seu antídoto foi
primeiro dormir e comer.
Deus entende o seu corpo melhor do que você. Algumas vezes a coisa mais espiritual que
você pode fazer é dormir. A fadiga faz de todos nós covardes.” Quando você está cansado, você
simplesmente não pode lidar com os problemas racionalmente. Quando você está desgastado
você não consegue lidar com as tensões e as pressões que normalmente não iriam incomodá-lo.
Às vezes, uma boa noite de sono muda sua perspectiva durante o dia. Nunca tome uma decisão
importante quando você estiver deprimido. Nunca tome uma decisão importante quando você
estiver cansado.


2. Encare as suas frustrações


Entrar em contato com o seu sentimento é o começo da cura. Você não se sentirá bem
novamente até que aprenda a expressar esses sentimentos que você está retendo dentro do seu
coração. O segundo passo é encarar o esgotamento e suas frustrações e conversar com Deus
sobre isso. Não se queixe de outras pessoas, fale com Deus. Basta dizer: “Deus, esta é a maneira
que eu sinto.” Expresse seus sentimentos, coloque-os todos para fora.

“Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a
palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? Ele respondeu:
Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram
os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.” 1Reis 19:9-10

O que ele disse é: “Deus, eu tenho vivido para ti. Eu tenho tentado fazer a coisa certa. Eu
tenho sido uma boa pessoa, tenho seguido o seu plano para minha vida, mas … “Então ele
descarrega nos versículos seguintes. Deus sabia que Elias era um cesto cheio de emoções. Então
é como se Deus dissesse: Desabafe! Diga-me o que você está realmente pensando. Me diga o
que você está sentindo. O que está incomodando você? Tire isso do seu peito.
E nos próximos versos do capítulo 19, Elias faz. Ele diz: “Há seis coisas que me incomodam,
Deus. Em primeiro lugar, eu estou com medo. Eu estou amargo. Eu estou com raiva. Além de
tudo isso eu estou sozinho. Eu também estou preocupado e ansioso. E ainda por cima de tudo
isso, eu estou deprimido. “Não admira que ele estivesse esgotado! Se você nunca compartilha
com ninguém você vai se esgotar. Sempre que você engole as suas emoções, seu estômago vai
marcar o placar.
Deus não ficou chocado com as queixas de Elias. Ele não ficou chocado com a maneira
como ele se sentia. Quando ele disse: “Deus, estou com raiva, estou amargo, estou deprimido e
eu estou sozinho.” Deus não disse: “Você não deve se sentir assim.” Ele escutou. Deus conhece
os seus sentimentos melhor do que você. Ele só quer ajudá-lo a entrar em contato com o que você está sentindo e pensando. Deus simplesmente diz: “Eu vou ouvir enquanto você quiser,
até você ficar sem palavras.”
Alguma vez você já se perguntou por que alguns dos Salmos estão na Bíblia Sagrada? Alguns deles são muito vingativos. Em alguns deles, Davi realmente joga para fora um monte de senti-
mentos ruins. “Deus, eu odeio meus inimigos! Eu não posso suportá-los. Eu quero vê-los todos mortos. Eu quero ver todas as suas famílias destruídas. Eu quero chutar seus dentes! “Como
foi que isso entrou na Bíblia?
Deus os colocou na Bíblia para que você possa saber que você pode se abrir completamente
diante dele. Não existe emoção que você não possa expressar a Deus. Não há emoção que vai
fazer com que ele o ame menos. Você pode vir a ele como uma criança e dizer: “Deus, às vezes
eu duvido que você ainda existe. Deus, ou eu estou preocupado …. Deus, estou sozinho ….
Deus, eu sou sexualmente frustrado … “Quem você acha que fez o sexo? Quem você acha que
lhe deu as glândulas? Você pode conversar com Deus sobre tudo e qualquer coisa e ele não vai
se sentir surpreendido por você.
Se você quiser começar bem, primeiro descanse o seu corpo e, em seguida, solte as suas
frustrações e as suas emoções.

Após ter falado com Deus é sempre útil contar a um amigo também. Conte a um discipulador. Não é só dizer a Deus, mas compartilhe com alguém. Deus nunca quis que você passasse a vida em seu próprio mundo. Você precisa do apoio de outras pessoas que têm uma perspectiva
diferente de você, porque quando você está para baixo, você não vê as coisas no seu devido
lugar. Você precisa de bons conselhos de outras pessoas que são mais maduros em Cristo.


3. Coloque seu foco em Deus


Tire os olhos do seu problema e comece a olhar para Jesus. Tome uma nova consciência do
poder de Deus e da presença dele em sua vida. Esta é a terceira chave para Elias superar seu
esgotamento. 1 Reis 19:11 “Sai e põe-te neste monte perante o SENHOR” . “Deus disse:”
Elias, eu quero que você fique a sós comigo por algum tempo. Há algo que eu quero que você
veja. “Nos versículos seguintes, Deus coloca um enorme espetáculo de pirotecnia num evento
multimídia. “Vá para fora e fique na montanha, em minha presença e assista a isto. Um vento
forte, lançando sobre a montanha, a montanha se rasgou, despedaçava as penhas diante do
Senhor. O Senhor não estava no furacão. Depois do vento, houve um terremoto. Mas o Senhor
não estava no terremoto. E depois do terremoto houve fogo, mas o Senhor não estava no fogo.
E depois do fogo uma voz mansa e delicada. Depois que Elias ouviu, puxou a sua capa sobre
o rosto, e saiu e ficou na porta da caverna. Então uma voz lhe disse: ‘Que fazes aqui, Elias? “
Por que Deus fez isso? Primeiro ele dá esse furacão espetacular. Então ele dá um terremoto.
Depois ele libera uma tempestade. Então, Ele fala em uma voz mansa e delicada. O que Deus
estava fazendo? Ele estava lembrando Elias do seu poder. “Eu estou no controle”, diz Deus.
“Eu sou soberano. Você acha que as coisas estão ruins, mas o meu poder é muito maior do
que qualquer problema que você possa enfrentar. Eu estou no controle. “Ele estava dizendo:
concentre-se em mim, e não o problema. Ele estava lembrando do seu poder a Elias. Por quê? Porque a raiz de todo esgotamento é brincar de Deus. Quando você começar a
brincar de Deus, quando você tem que fazer tudo funcionar, presumindo está no comando,
você é o gerente de sua vida. Está se preparando para o esgotamento. Deus nunca planejou que
você fosse o gerente da sua vida. Ele quer controlar sua vida. Ele fez você. Você foi feito por
Ele e para Ele. Até você entender isso a vida não vai fazer sentido.
Ele está dizendo: “Deixe-me ser Deus e pare de tentar ser Deus.” É por isso que você está tão

cansado. Você não foi programado para ser Deus. Você é humano e você não é um super-homem e você certamente não é Deus.

Deus diz: “Eu quero que você se concentre em mim. Eu tenho o poder. “Quando eu fico
estressado, eu fico a sós com Deus. Quando eu sinto que estou à beira de um esgotamento,
eu fico a sós com Deus. Concentro-me no poder de Deus, não nos meus problemas. E me
concentro na graça de Deus, não nas minhas falhas. E eu foco no amor incondicional de Deus
por mim, não nos meus críticos. Esse é o segredo.


4. Resolva servir aos outros


Parar de pensar em si mesmo o tempo todo. Comece a pensar nos outros que são menos
afortunados do que você.
Eu sei que quando você está sofrendo tudo o que você pode ver é você mesmo. Se você olhar
em torno de você encontrará alguém que está sofrendo mais do que você é. Eu sei que é difícil
de acreditar. Mas não importa o que você está passando, você sempre pode encontrar alguém
menos afortunado. Uma das maneiras de sair do esgotamento é começar novamente a ajudar
alguém. Quanto mais você dá a sua vida, mais Deus te abençoa.
Por quê? Porque Deus não colocou você nesta terra apenas para viver para si mesmo. A
maneira como você sai do esgotamento é começando a ajudar os outros.
Em 1 Reis 19, Deus deu a Elias uma nova atribuição. Ele disse: “Volta pelo caminho do
deserto de Damasco. Quando você chegar lá, unge a Hazael, Jeú e Eliseu. Você deve servir no
contexto da comunidade dos crentes.
Elias pensou que estava acabado. Ele disse: “é o fim. ́ ́ Estou pronto para morrer. Pegue
minha vida.” Mas Deus disse: não, eu tenho algo mais para fazer através de você.
A maneira mais rápida de derrotar a depressão é tirar o foco de si mesmo e começar a se
concentrar em ajudar os outros. Jesus disse: “Ao dar sua vida fora, você a encontrará.”
Hoje você pode estar esgotado e deprimido. Você nunca vai se sentir melhor mergulhando
na introspecção. Você tem que encontrar alguém para servir. Use seus talentos. Quando você
começar a fazer isso a alegria voltará. A alegria vem do serviço. A satisfação vem do serviço. A
auto- estima vem do serviço realizado.
Esses princípios funcionam. Está na Bíblia.