top of page
Buscar

O que diz a Bíblia a respeito do suicídio? O que dizer a respeito de um crente que se suicida?

A Bíblia menciona seis pessoas específicas que cometeram suicídio: Abimeleque (Jz 9.54), Saul (1Sm 31.4), o escudeiro de Saul (1Sm 31.4-6), Aitofel (2Sm 17.23), Zinri (1Rs 16.18) e Judas (Mt 27.5). Cinco deles eram claramente homens pecadores e perversos. A respeito do escudeiro de Saul, não temos informação o suficiente para fazer um julgamento a respeito de seu caráter. Alguns consideram que Sansão foi também um exemplo de suicídio (Jz 16.26-31), mas a Bíblia diz que o seu objetivo era matar os filisteus, e não a si mesmo.


O suicídio é visto na Palavra de Deus da mesma forma que o assassinato. Na verdade, todo suicida é um homicida, pois ele comete um autoassassinato. Somente Deus tem poder sobre a vida e a morte e nenhum homem pode decidir quando morrer.


De acordo com a Bíblia, o suicídio não é o que determina se uma pessoa ganha ou não acesso ao céu. Se um descrente cometer suicídio, ele não fez nada mais do que “acelerar” a sua jornada para o lago de fogo. Entretanto, no fim das contas, a pessoa que cometeu suicídio estará no inferno por ter rejeitado a salvação através de Cristo, não por ter cometido suicídio. O que a Bíblia diz sobre um cristão que comete suicídio? A Bíblia ensina que podemos ter a garantia da vida eterna a partir do momento em que verdadeiramente crermos em Cristo (Jo 3.16). Segundo a Bíblia, os cristãos podem saber que possuem a vida eterna sem qualquer dúvida (1Jo 5.13). Nada pode separar um cristão do amor de Deus (Rm 8.38-39). Se nenhuma "criatura" pode separar um cristão do amor de Deus, então nem mesmo o suicídio pode. Jesus morreu por todos os nossos pecados e, se um cristão verdadeiro, em um momento de crise e fraqueza espiritual, cometer suicídio, esse pecado ainda seria coberto pelo sangue de Cristo.


Mas permanece o fato de que o suicídio é um grave pecado contra Deus. Eu tenho sérias dúvidas sobre a autenticidade da fé de uma pessoa que afirmava ser um cristão e mesmo assim cometeu suicídio. Não há nenhuma circunstância que possa justificar que alguém, especialmente um cristão, tire a sua vida própria. Os cristãos são chamados para viver suas vidas para Deus. Não somos mais de nós mesmos, mas pertencemos a Deus.


Pr. Aluizio Silva

2 Comments



Keila
Keila
Feb 12

Não se pode dizer que nenhum motivo é motivo para tirar a vida.

A dor insuportável em que a pessoa não vê saída para seus problemas acaba levando a pessoa a cometer suicídio.

Será que Deus seria tão carrasco a ponto de condenar uma pessoa que não suportou a dor deste mundo.

Que Deus de amor seria esse.

Sendo cristão ou não, Deus conhece a dor de cada um, e ele tem o poder pra mudar a vida da pessoa, no entanto muitos padecem mesmo depois de muitas orações e pedidos de ajuda a Deus.

Então quem somos nós pra achar isso ou aquilo de quem comete suicídio.


Like
bottom of page