top of page
Buscar

A estética e os valores do mundo atual

Como podemos conciliar a estética sem abrir mão dos valores em que acreditamos? Isso é possível sim. Muitas vezes, abrimos mão de valores que são inegociáveis em função de coisas passageiras, o padrão do mundo. O mundo é baseado em aparências, e a estética está associada a isso, algo passageiro. Quando a beleza exterior passa, você pode se relacionar com a pessoa com aquilo que ela é de fato. É importante que esse relacionamento já comece dessa maneira, e não baseado em coisas passageiras, porque ninguém é bonito a vida toda. A Bíblia diz em provérbios: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida (Pv 4.23). Esse texto está falando daquilo que de fato devemos valorizar nas pessoas e a maneira também como nos relacionamos com Deus e com nossos irmãos. Isso vai determinar nossa maturidade. Não podemos descuidar da nossa aparência, mas de maneira alguma podemos abrir mão dos nossos valores.


Como alcançar o equilíbrio de uma boa estética sem abrir mão dos valores cristãos?


“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (1Ts 5.23)


Vemos nesse versículo uma maneira clara e prática de termos aparência e mantermos nossos valores. O termo “conservados” usado na Bíblia significa "tomar conta, cuidar, guardar para que os três – alma, corpo e espírito – possam funcionar adequadamente, da maneira para a qual eles foram criados". Você não é corpo, alma e espírito, e sim espírito, alma e corpo, como a Bíblia coloca. É importante essa inversão, colocar o espírito em primeiro lugar, porque é ele que deve governar. Quando conservamos isso, significa que estamos funcionando da maneira para a qual Deus nos criou como homens e mulheres.


Espírito

A Bíblia diz que somos seres espirituais. Ser espiritual significa manter todo o seu ser em harmonia. Deus criou o homem para refletir sua imagem. A Bíblia diz também que vamos ter um corpo glorificado na eternidade. Isso nos fala de uma aparência que Deus criou para esse propósito. Deus estabeleceu valores para direcionar o homem em suas escolhas. Quando Deus colocou a árvore do conhecimento do bem e do mal no Jardim do Éden, Ele estava mostrando a questão de valores, de como a vida do homem deveria ser conduzida, pela mente de Deus, e não por uma mente independente. O homem escolheu pela aparência, e não pelos valores estabelecidos por Deus. A mulher viu que o fruto da árvore era bom para comer, diz a Bíblia. Ela estava tendo uma avaliação baseada na aparência, e não na vontade perfeita de Deus. Corremos o mesmo risco ao nos relacionar com pessoas com base na aparência ou nos preconceitos. Quando a Bíblia diz que o espírito vem em primeiro lugar, quer dizer que o espírito deve governar o corpo. Mesmo que o homem tenha alterado os valores que Deus estabeleceu na criação, nossa redenção em Cristo veio para estabelecer de volta a harmonia entre o espírito, a alma e o corpo. Mantenha seu espírito funcionando apropriadamente, mantenha-o no governo do seu corpo e seu corpo funcionará adequadamente.


Corpo

Você pode conservar o seu corpo em perfeita saúde, funcionando adequadamente de acordo com o propósito para o qual foi criado. A primeira coisa necessária para cuidar bem do corpo é a alimentação. Deus falou sobre o comer quando disse que o homem e a mulher poderiam comer da árvore da vida, e não da árvore do conhecimento do bem e do mal. É claro que esse comer tem aspectos espirituais, mas também tem aspectos físicos, porque, a partir do momento em que o homem comeu aquele fruto proibido, ele foi afetado pelas doenças e pela morte física. O Velho Testamento mostra como Deus se preocupou com a alimentação do seu povo quando diz que não poderiam comer carne com sangue. Sabemos hoje que as contaminações de doenças vêm através do sangue.


Outro aspecto interessante do povo de Israel no deserto foi quando eles chegaram à Mara e foram beber água, sendo aquela água amarga. Estudos recentes mostraram que aquela água não era agradável para beber, mas era medicinal para o tratamento de vermes. O povo de Israel havia acabado de sair do Egito, onde comiam todo tipo de comida. Mas Deus, com sua onisciência, providenciou uma maneira de purificar o organismo do povo através daquela água. Isso nos mostra a preocupação de Deus com a saúde do corpo. É o corpo que nos dá condição de viver nesta terra. Precisamos de saúde no corpo para manifestar o reino de Deus enquanto estivermos aqui. Devemos nos preocupar com a estética do corpo, visando, antes de tudo, à nossa saúde, e não meramente à aparência. Aquilo em que você crê na Palavra de Deus vai determinar a maneira como você vai agir.


Alma

Conservar a alma tem a ver com a saúde dela. A ansiedade é o mal do nosso século e é produzida na correria do dia a dia e pelo estresse. Uma agitação interior, o cansaço da alma, e isso não precede de Deus. O trabalho não deveria produzir estresse, mas quando você associa o trabalho à ansiedade, o resultado é o estresse. O corpo não consegue acompanhar a alma, então existe um desequilíbrio. Um exemplo é a depressão. Ela começa com uma tristeza ou uma frustração. Essa frustração pode ter relação com a estética. As pessoas obesas ficam deprimidas porque não conseguem emagrecer, tudo isso desencadeado pela ansiedade. Deus se preocupa em cuidar de você. Não fique ansioso com sua aparência. Há muitas mulheres que têm uma boa aparência, mas sua alma é doente, porque buscam apenas a aparência e se esquecem daquilo que é mais importante: a alma em paz refletindo a imagem de Deus. Busque o Senhor em sua vida e você verá a saúde em sua alma e também em seu corpo. Precisamos conservar o nosso espírito, alma e corpo (2Co 5.10-12). O espírito foi criado para governar a alma e o corpo.

bottom of page