top of page
Buscar

Os níveis de liderança

À medida que você vai crescendo em sua liderança, seja como líder, discipulador, pastor ou outra esfera, ela passa por níveis, e o líder bem-sucedido sabe perceber o atual nível de sua liderança. Todavia, quem não compreende os níveis de liderança pode receber uma resistência monstruosa, produzir feridas nas pessoas, frustrar-se, desanimar e retroceder. Tudo porque lhe faltou compreensão dos níveis, das fases, dos momentos da liderança.


Quando o líder não tem esse entendimento, ele acaba machucando seus liderados, cobrando coisas fora da época, em momento inapropriado. A liderança pode ser desenvolvida e ampliada para níveis novos, assim como pode ficar parada, estagnada, sem conseguir avançar e acabar definhando. Mas todo líder, recebendo influência, orientação e mentoreamento apropriado, vai passar por cinco níveis, ou momentos. Vejamos aspectos práticos de cada um deles.


NÍVEL DO CARGO

O nível básico da liderança é aquele conferido pelo título. Em outras palavras, a pessoa é nomeada líder, mas é só o chefe, ela manda porque há uma hierarquia, uma estrutura, na qual cada um recebe um título e ganhou uma posição. Nesse primeiro nível, as pessoas se lhe submetem apenas por causa do título, do cargo que ela ocupa. Nesse estágio, a liderança é exercida pelo título, seja de líder de célula, de discipulador ou mesmo de pastor. Não importam quantos anos você já liderou em outros lugares ou em sua idade, se você chegou agora, seu nível de liderança é este, o primário. Isso vale na igreja, em seus relacionamentos seculares, na empresa em que trabalha e em outros lugares.


NÍVEL DO RESPEITO

Liderança é fazer as pessoas cooperarem quando não são obrigadas, mas isso só acontece se o líder avançar para o segundo nível de influência, quando não importa mais o título. Nesse novo nível de liderança, elas perceberam que o líder se importa com elas, com a célula; que ele, de fato, coloca o coração no que faz, então elas se dispõem também. Mas as pessoas só colocarão o coração em algo quando virem o líder colocando primeiro o seu. Esse segundo nível de liderança só acontece quando você começa a se relacionar com os membros da célula e mostra amor por eles, buscando transformá-los em uma turma, um corpo, uma equipe, não só em eventos ou em uma reunião caseira.


NÍVEL DOS RESULTADOS

Se você responder corretamente, avançará para o terceiro nível, o nível de produzir algo e obter resultados. Mas não queira sair do nível da posição direto para o da produção de resultados sem passar pelo nível da permissão de seus liderados. Isso só criará indisposição e má vontade. Todavia, uma vez que relacionamentos sejam estabelecidos no nível de permissão, as pessoas agora se disporão a cooperar com você neste novo momento de começar a produzir algo. Você pode, então, desafiá-las para atingir alvos.


NÍVEL DO RECONHECIMENTO

Você agora tem não só o cargo, o título, mas também a permissão pessoas para liderar. Elas o reconhecem e sua célula está crescendo. É hora de avançar para um novo nível, que é o de investir na formação de novos líderes. O nível do reconhecimento é também um nível de multiplicação, porque, além de liderar as pessoas, elas o veem como modelo a ser seguido.


5. O NÍVEL DA MATURIDADE

Nesse nível, é muito fácil liderar. Se o líder de célula que chega a esse nível começar a liderar outra célula, ele rapidamente galgará outras posições. Por quê? Por causa da maturidade que atingiu. Ele galgou todas as posições, já tem o reconhecimento completo daquela célula, já é um exemplo de liderança, já inspira outros líderes. Agora seus discípulos lhe são leais e estarão dispostos a se sacrificar por ele, dispostos a fazer além do que é pedido, porque ele alcançou esse nível de reconhecimento, passou muito tempo treinando, orientando e moldando. Ele se tornou um modelo de liderança e agora sua alegria é ver isso acontecendo com outros.


Para terminarmos, deixo uma advertência: saiba em que nível você está. Está no nível só do cargo? Os irmãos só o ouvem porque você tem o título de líder de célula? Ou você está ainda no nível do respeito, ainda está tentando provar que você os ama, que está se relacionando com eles? Ou você avançou mais e está no nível de produzir resultados, empenhado-se em levar a célula a crescer e multiplicar? Ou você tem avançado mais e está no nível de reconhecimento, que resulta em multiplicação de liderança e desenvolvimento de gente?


Em que nível você está? Para avaliar sua liderança hoje e levá-la a lugares mais altos, você precisa saber em que nível se encontra. Além disso, saiba o que esse nível exige de você, quais as qualificações, as ações que você deve ter para poder passar para o próximo. Avançar para o próximo alvo exige que você passe no atual. Assim, você se tornará um líder produtivo, abençoado, que atinge o propósito para o qual foi designado.


Fonte: Fundamentos de uma liderança apaixonada

Komentarze


bottom of page