top of page
Buscar

Por que Ló teve um fim tão diferente do de Abraão?

Em primeiro lugar, é importante observar que os problemas de Ló começam quando ele escolhe ter um coração indiferente a Deus, uma atitude de não crer em sua bondade. A partir disso, Ló teve uma sucessão de escolhas erradas.

Quanto a Deus, Ele sempre nos oferece grandes oportunidades, todavia é fundamental o zelo nas escolhas que fazemos diante das ocasiões. Lembre-se de que, toda vez que tiver diante de um problema, diante uma crise, obrigatoriamente você estará diante de uma escolha que deverá ser feita.

Algo marcante na vida de Ló foram as muitas oportunidades que se repetiram para que ele recomeçasse da maneira correta. Infelizmente, Ló persistiu em fazer as escolhas erradas. A primeira delas é que Deus chama Abraão, e Abraão chamou Ló, mas Ló não fez bom uso da oportunidade ao lado de um de Deus chamado para um propósito grandioso. A Bíblia diz que houve uma crise entre os pastores de gado. Abraão e Ló eram muito ricos, e o pasto era pequeno para tanto gado, por isso tiveram que se separar um do outro. Abraão, numa atitude de humildade, deu a Ló o direito de escolher a direção que ia tomar (Gn 13.8-9). Ló mostrou o quão independente de Deus ele era. Em vez que consultar o Senhor para saber o que decidir, simplesmente fez uma escolha baseado nas aparências.

Outra escolha errada foi Ló não dar a Abraão a primazia para escolher a direção a ser tomada. Assim, ele perdeu o favor por causa da desonra. A honra sempre será uma grande chave para alcançar o favor divino. A independência tem levado muitos crentes ao fracasso, mas infelizmente não percebem que, sem o Senhor Jesus, nada podem fazer (Jo 15.5). Em nenhum lugar, diz-se que Ló orou a Deus antes de decidir algo, mas sempre se diz que “Ló escolheu para si”.


Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada. Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente; separaram-se um do outro. (Gn 13.10-11)


Martin Luther King disse certa vez: “Eu tive muitas coisas que guardei em minhas mãos e as perdi, mas tudo o que eu guardei nas mãos de Deus ainda possuo”. É verdade que o homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada (Jo 3.27). Sempre que você receber algo de Deus, deverá tornar esse fato útil para o propósito d’Ele. Não se esqueça de que, segundo a riqueza da sua graça em Cristo, Deus derramou sobre nós toda a sabedoria e prudência (Ef 1.8). Bem assim, seja sábio como tornará útil essa tão grande graça (2 Co 6.1). Nenhum crente será julgado pelo pecado, pois o pecado já foi julgado na cruz, mas pelo que tiver feito com a graça recebida do Senhor Jesus.

Em Gênesis 14, diz que Ló escolheu morar em Sodoma. Houve uma guerra, e Ló com a sua família foram capturados e feitos prisioneiros de guerra. Novamente, Abraão se apresenta como o abençoador de Ló, que entra na guerra e liberta seu sobrinho e família. Infelizmente, Ló não agradeceu o livramento de Deus e outra vez fez a escolha errada, voltou com sua família para Sodoma.

O fim da história de Ló termina com um registro muito triste de uma relação incestuosa dele com suas filhas. Pais que fazem escolhas erradas influenciam os filhos aos padrões mundanos (Gn 19.30-38). Deus sempre nos dará a oportunidade de recomeçar de maneira correta. Hoje talvez você esteja diante dessa chance, aproveite-a.


Pr. Luiz Rigonato

bottom of page