top of page
Buscar

Aprenda a Orar

No Velho Testamento, Ele se revelou a Moisés como EU SOU. É como se dissesse: Eu sou tudo aquilo de que você necessita. Essa expressão no hebraico é Jeová. A pronúncia correta é desconhecida. As promessas sobre oração estão entre as mais sensacionais da Bíblia. Jesus disse:


Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. (Jo 15.7)


Você consegue imaginar algo assim, poder pedir o que quiser? É o mesmo que ter um cheque em branco assinado pelo próprio Deus. Aprender a orar, portanto, é uma das coisas mais importantes da vida cristã. Certa vez, Jesus ensinou seus discípulos a orar. Essa oração ficou conhecida como a "Oração do Pai Nosso”. Muitas pessoas repetem-na todos os dias de forma mecânica e religiosa, sem nem mesmo saber o que estão dizendo. Todavia, não era isso que o Senhor tinha em mente quando a ensinou. Ela é um roteiro de como devemos conduzir nosso tempo com Deus. É um modelo ou padrão a ser seguido em nossas orações. Use-o em suas orações diárias, observando os seguintes pontos:


1. Comunhão - Pai nosso que estás no céu

Um judeu não podia chamar Deus de Pai, mas você, pela fé em Cristo, foi feito filho de Deus e pode entrar com ousadia na sua presença, chamando-o de Pai. Para o mundo, Ele pode ser o Senhor Deus, mas para você, é o seu Pai. Paulo diz que devemos até chamá-lo de paizinho ou papaizinho, demonstrando intimidade profunda com Deus.


Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai [que significa paizinho]. (Rm 8.15)


2. Louvor e adoração - Santificado seja o teu nome

Santificar é separar, colocar o nome de Deus acima de qualquer outro. Mas qual é o nome de Deus?Alguns dizem Javé, e outros, Yaweh. No Velho Testamento, existem sete nomes redentores de Deus. Quando você orar, santifique um desses nomes a cada dia de acordo com a sua necessidade. Por exemplo, se você está enfermo, santifique o nome Jeová Rafá, que significa "o Senhor é nossa cura". Na Bíblia, o nome é importante porque expressa a natureza da pessoa, e sabemos que Deus não pode negar o seu nome. Por isso, a nossa fé é dirigida a Ele. Santifique o nome do Senhor honrando, exaltando e confessando-o bem alto e você será abençoado. Não diga o nome de Deus em vão, nem aceite brincadeiras com o seu nome.Quando o Senhor diz: “EU SOU”, está abrangendo todos esses significados e muitos mais.


3. Clamor - Venha o teu reino

Precisamos pedir pela vinda do reino ou do governo de Deus. Ele precisa se manifestar em sua vida pessoal, família, igreja e nação. Sabemos que, depois da queda do diabo, a terra ficou debaixo de sua mão usurpadora. O homem foi criado para tomá-la de volta, mas ele pecou, e a terra foi legalmente colocada debaixo do domínio maligno. Então, Jesus veio para estabelecer o seu reino na terra. Hoje ele está restrito a nós, sua igreja, mas chegará o tempo em que se estenderá sobre toda a terra.


4. Intercessão - Faça a tua vontade

Ser discípulo é seguir a vontade do mestre. Fazer parte de um reino é submeter-se à vontade do Rei soberano. Muitos crentes ainda governam a própria vida e agem de acordo com o próprio pensamento. Você precisa orar todos os dias para conhecer e fazer a vontade de Deus em todas as áreas de sua vida.


5. Petição - Dá-nos o pão de cada dia

Aqui, o pão representa tanto o suprimento material quanto o espi­ritual. Sabemos que o Senhor não deseja que nos preocupemos com o dia de amanhã, por isso Ele nos orienta para que peçamos o pão a cada dia. Entenda que Deus se preocupa com o seu suprimento. Não existe nada tão grande que Ele não possa fazer, ou algo que julgamos tão pequeno que não seja também importante para Ele.


6. Confissão - Perdoa-nos, assim como nós perdoamos

A única barreira que o Senhor colocou para as suas orações é guardar-se do rancor e do ressentimento. Se você não perdoar os outros, também não será perdoado por Deus. Este é um ponto muito importante, porque se você se recusar a perdoar, sua oração será imediatamente bloqueada e você não poderá man­ter comunhão com Deus. Ele se recusará a ouvi-lo até que você resolva a questão. Por isso, tenha o perdão como estilo de vida. Perdoe diariamente. Todos nós somos pecadores e não temos o direito de cobrar perfei­ção de quem quer que seja. Assim, nosso perdão é simplesmente esquecer o erro do outro, como Deus faz conosco.


DECLARE QUEM DEUS É

Os oito nomes redentores de Deus


Jeovah-Shammah

Deus está presente comigo (Ez 48.35)

Tu estás sempre comigo! Não estou só!


Jeovah-Ra’ah

Deus é o meu pastor (Sl 23.1)

Não terei falta de coisa alguma!


Jeovah-Jireh

Deus é o meu provedor (Gn 22.14)

Tu supres todas as minhas necessidades


Jeovah-Rapha

Deus é a minha cura (Êx 15.26)

Tu me curas de toda enfermidade!


Jeovah-Tsickenu

Deus é a minha justiça (Jr 23.6)

Em ti eu sou considerado justo!


Jeovah-Makaddesh

Deus é minha santificação (Lv 20.8)

Tu me fazes santo semelhante a Jesus!


Jeovah-Shalom

Deus é a minha paz – (Lv 20.8)

Tu me dás paz no meio das lutas!


Jeovah-Nissi

Deus é a minha bandeira (Lv 20.8)

Tu és a minha vitória!




bottom of page