top of page
Buscar

Depressão é demônio ?

A Bíblia chama essa enfermidade emocional de tristeza profunda. Há homens de Deus que passaram por tristezas profundas. Às vezes, as pessoas não aceitam o fato de que um crente possa estar deprimido, mas isso é tolice. A Bíblia diz que Elias, um homem semelhante a nós, era sujeito às mesmas paixões. O salmista Davi, que era sensível a Deus, passou por problemas difíceis. Houve momentos em que pensou que ia morrer.

Devemos saber que esses homens estavam sujeitos às mesmas circunstâncias que nós. Eles passaram por estágios que os deixavam expostos à depressão. Hoje, essa tristeza profunda recebeu um nome com peso muito maior. Em Mateus 26.38, a Bíblia diz que Jesus declarou: "A minha alma está profundamente triste, até a morte". Veja que Jesus entrou em circunstâncias semelhantes às nossas.


Você pode perguntar: depressão é uma enfermidade ou um demônio? Eu acredito que os demônios podem aproveitar dessa fragilidade da alma, mas não podemos afirmar que alguém que esteja profundamente triste está sujeito a possessão maligna. Pode até haver um aproveitamento maligno causando opressão. O conselho de Jesus é que não devemos andar ansiosos por coisa alguma.

A depressão pode ser uma condição de saúde emocional de ausência de serotonina, uma das substâncias que o cérebro destila no sangue a qual causa a alegria. Uma recomendação sempre dada a alguém passando por essa situação é fazer muitos exercícios.

Sobre o remédio, algumas pessoas perguntam o seguinte: é de Deus ou não eu tomar remédio para depressão? Não é de Deus a tristeza descontrolada; não é de Deus a enfermidade emocional; não é de Deus a depressão. Com orações e ações de graças, você pode, sim, ser submetido a ajuda médica. Um bom médico pode lhe receitar um remédio que seja muito bom e o ajude a atravessar esse vale. O bom medicamento é uma grande bênção. Os médicos e remédios, quando bem utilizados, são de Deus.

Quanta dor tem sido evitada diante da fabricação de excelentes analgésicos quando prescritos devidamente! Muitas pessoas já foram curadas de depressão com ajuda de antidepressivos eficazes, receitados e bem orientados pelos médicos. Entenda a bênção que é um médico agindo em favor da cura dessas enfermidades. Toda enfermidade, seja física ou da alma, é do diabo. A cura é a vontade de Deus, seja pelo milagre ou mediante o uso de substâncias das coisas criadas por ele. Deus é o Deus que cura, mas também é o Deus que abençoa o descobrimento de remédios fantásticos, é de Deus. Com ações de graças e dependência do Espírito Santo, ore e seja livre para crer e consultar um bom médico.


Luiz Rigonato – pastor da Videira em Goiânia e supervisor da VINHA

bottom of page