top of page
Buscar

O Silêncio do Céu

Ninguém gosta de esperar. Esse é um fato da vida. Entretanto, outro fato inexorável é que há muitas coisas pelas quais precisamos aguardar pacientemente. Não compreendemos por que as promessas de Deus para nós parecem algumas vezes tão demoradas. Por que o Senhor nos faz esperar? Olhamos ao redor e vemos outros que já receberam sua bênção, enquanto nós ainda aguardamos. Vemos até os incrédulos recebendo bênçãos e nos perguntamos o que há de errado conosco.

Pela graça de Deus, gostaria de compartilhar algo sobre isso. Vamos ver alguns exemplos bíblicos de pessoas que receberam a bênção depois de esperarem no Senhor.


A ressurreição de Lázaro


Mandaram, pois, as irmãs de Lázaro dizer a Jesus: Senhor, está enfermo aquele a quem amas. (Jo 11.3)


Precisamos nos atentar para o fato de que Lázaro não era uma pessoa qualquer, mas alguém a quem o Senhor particularmente amava. Esta certamente é uma maneira inteligente de orar: declarar ao Senhor que somos amados e por isso Ele não pode se esquecer de nós. O Senhor amava estar na casa de Lázaro, Marta e Maria. Eles viviam em Betânia, que significa “casa do pobre”. É maravilhoso saber que o Senhor ama estar na casa do pobre.

Na casa de Lázaro, em Betânia, o Senhor se sentia em casa. Sabemos que Ele habita em nós, mas Paulo ora, em Efésios 3.17, para que Cristo habite em nosso coração, pela fé. O que ele orava, na verdade, era para que Cristo se sentisse à vontade em nosso coração, que Ele se sentisse em casa realmente.

Todavia, apesar de amar Lázaro, surpreendentemente o Senhor decidiu demorar-se ali onde estava por mais dois dias. Se Ele amava Lázaro, só podemos concluir que esse foi um ato de amor. Porque amava tanto Lázaro, Marta e Maria, Ele decidiu demorar para chegar a Betânia.


Ao receber a notícia, disse Jesus: Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado. Ora, amava Jesus a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro. Quando, pois, soube que Lázaro estava doente, ainda se demorou dois dias no lugar onde estava. (Jo 11.4-6)


O Senhor demorou a chegar para que eles pudessem ter uma revelação d’Ele que ninguém mais teve. Ele disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11.25). Ele nem havia morrido, mas já era a ressurreição.

Maria Madalena foi ao sepulcro ungir o corpo de Jesus. Ela o amava, mas não tinha a revelação de Marta e Maria. Talvez elas tenham sido chamadas para ir também ao túmulo, mas puderam dizer: “Não adianta ir lá, Ele ressuscitou”. Naquele dia, elas souberam de algo que outros só aprenderam depois.

Nós hoje somos homens e mulheres ressurretos vivendo em corpos que um dia morrerão. Nós já nascemos de novo em nosso espírito e por isso temos a vida eterna. Não há mais morte para nós, apenas somos transferidos para a presença de Cristo na glória quando nosso corpo morre.

Se o Senhor tivesse ido curar Lázaro enquanto ele estava doente, teria sido maravilhoso, mas ir ressuscitá-lo depois de quatro dias morto foi incomparavelmente mais glorioso. Esta é outra razão por que às vezes Ele parece demorado, Ele quer nos dar algo ainda mais maravilhoso.

Certamente, não compreendemos as circunstâncias quando a promessa parece não se cumprir, mas precisamos perseverar em crer que somos amados e que Ele está preparando para nós algo ainda mais glorioso.


A espera de Abraão

Quando Deus chamou Abraão para sair de Ur dos Caldeus, Ele lhe disse: “Eu farei de você uma grande nação”. No entanto, não podemos ser uma nação sem uma posteridade, e Abraão não tinha nenhum filho. Nesse tempo, Abraão tinha 75 anos, e sua esposa, 65.

Coloque-se no lugar de Abraão por um instante. Você está esperando ano após ano a manifestação da promessa de Deus. Ele teve de esperar vinte e quatro anos. O próprio Deus lhe havia aparecido e feito a promessa, mas os dias se tornaram meses; os meses, anos; e os anos, décadas.

A Palavra de Deus não diz, mas é plausível imaginar que Sara tenha chorado muitas vezes sem entender a demora. Talvez ela tenha questionado Abraão muitas vezes, dizendo: “O que está acontecendo, Abraão? Será que há algo errado conosco?” A cada lugar que iam, as pessoas falavam do assunto e eles certamente estavam sempre rodeados de mulheres grávidas. Para eles, porém, o céu estava em silêncio.

O diabo vai procurar sempre transformar o tempo de espera num tempo de questionamentos a Deus. Se sua fé é clara a respeito do Pai, então ele vai lançar acusações em sua mente, dizendo: “Você não recebeu ainda porque há algo errado em sua vida. Deve haver algum pecado escondido ou você deixou de fazer a vontade de Deus em alguma área. Se não há nada de errado com você, então o problema deve ser o seu cônjuge”. Quando aceitamos as acusações, afundamo-nos na autopiedade e na incredulidade. Passamos a acreditar que somos ouvidos por Deus baseados em nossos méritos, e não em sua graça.

A melhor maneira de enfrentar um tempo de espera é declarar constantemente que você é amado. Diga: “Eu sou especial. Ele está preparando algo especial para mim porque Ele me ama”. Eu sei que vêm pensamentos negativos à sua mente, mas não fale tais pensamentos. Fale sempre de forma positiva e cheia de fé na promessa de Deus.

Talvez Abraão se sentisse acusado por não ter respondido rapidamente ao chamado de Deus. Quando Deus o chamou, Ele lhe disse que deixasse toda a sua parentela, mas Abraão resolveu levar consigo seu pai, Tera, e seu sobrinho Ló. É interessante que o nome Tera significa “demora” em hebraico. Deus esperou até que Tera morresse para falar novamente com Abraão. Depois que a “demora” morreu, então o Senhor falou.

Porque havia fome na terra, Abraão resolveu descer ao Egito. Ali, ele mentiu sobre Sara, dizendo que era sua irmã, por isso Faraó a tomou por esposa. Faraó, porém, ficou sabendo que Sara era esposa de Abraão e o despediu com presentes. Certamente foi ele que lhe deu Hagar, uma egípcia para lhe ser escrava. Isso resultou depois em outra decisão ruim.

Nada disso, porém, era impedimento para Deus fazer, não era a razão da demora. Deus queria dar a Abraão e Sara uma revelação de si mesmo que ninguém mais tinha. Havia muitas mulheres cheias de filhos ao redor de Sara, mas nenhuma delas tinha a revelação de Deus que Sara tinha.

Se você é mulher e não tem filhos, creia na promessa de Deus. Nas Escrituras, as mulheres estéreis que esperaram no Senhor sempre geraram campeões. Sara gerou Isaque; a esposa de Manoá gerou Sansão; Ana gerou Samuel; e Isabel gerou João Batista.

Quando Sara estava com 90 anos, mais uma vez, um rei quis se casar com ela, Abraão novamente ficou com medo e mentiu que ela era sua irmã. O rei se chamava Abimeleque e, por causa de Sara, Deus fez com que todas as mulheres que havia naquele lugar ficassem estéreis.

Não é por acaso que esse incidente é narrado justamente no capítulo anterior ao do nascimento de Isaque. Abraão orou para que mulheres estéreis tivessem filhos quando sua própria esposa não tinha nenhum.

Essa é a primeira menção de cura na Bíblia, quando um homem que não podia ter filhos orou pela cura de mulheres estéreis. Isso nos fala de um princípio poderoso.


E, orando Abraão, sarou Deus Abimeleque, sua mulher e suas servas, de sorte que elas pudessem ter filhos. (Gn 20.17)


O inimigo quer que você se sinta como um hipócrita. Ora por outros, mas não é abençoado. Entretanto, esta é a sabedoria de Deus: se você ainda não tem a manifestação da sua bênção, encontre alguém necessitado e o abençoe com a mesma bênção. Continue orando pelos enfermos mesmo quando você está doente. Não pare de orar pela prosperidade dos irmãos mesmo quando você necessita de suprimento. Logo depois desse incidente, Sara ficou grávida.

Ore pelos outros na mesma área em que você precisa. Pare de se ocupar consigo mesmo o tempo todo e olhe ao seu redor. A sorte de Jó foi mudada enquanto ele orava por seus amigos (Jó 42.10).

A demora de vinte e quatro anos não foi por causa do pecado de Abraão, e nem a sua é por causa do seu pecado. Deus esperou até que Abraão não pudesse mais gerar para que, quando Isaque viesse, toda a glória fosse do Senhor. Abraão conheceu Deus de uma forma que ninguém mais conhecia até então.

Você precisa perceber que é alguém especial, e a demora de Deus é porque Ele ama você. Pode ter certeza de que o tempo de espera no fim vai se revelar com muito mais peso de glória sobre sua vida.

Fonte: 21 dias no divã da graça — Pr. Aluízio Silva

bottom of page