top of page
Buscar

Qual lei está no seu coração?

Ser liberto da lei é uma experiência-chave para sua vida espiritual. Paulo ensina isso extensivamente na Epístola aos Romanos, aos Gálatas e em outras epístolas também. Evidentemente, existem muitos argumentos e objeções. Um argumento que eu ouvi outro dia foi o de que a Nova Aliança era tanto a culminação como a continuação da lei.

Esse é um comentário acadêmico, que tenta conciliar as duas alianças. Entretanto, quando você estuda a Bíblia sobre o assunto, percebe que ela usa uma linguagem forte, contundente, para falar que não se deve misturar as duas coisas. A Bíblia afirma que a Velha Aliança se tornou obsoleta, inútil.


Obsoleto e inútil

Você lembra qual foi a última vez que foi a uma locadora de vídeo? Ou qual a última vez que você fez uma ligação de um orelhão? Essas coisas se tornaram obsoletas, inúteis, antiquadas, porque foram substituídas por modelos melhores, superiores. Hoje, temos as plataformas de vídeos, os serviços de streaming, os aparelhos celulares. Não há mais demanda para locadoras de vídeos, nem para cabines telefônicas. Elas se tornaram inúteis.

Quando ele diz Nova, torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna antiquado e envelhecido está prestes a desaparecer. (Hb 8.13)

E diz mais ainda:

Portanto, por um lado, se revoga a anterior ordenança, por causa de sua fraqueza e inutilidade. (Hb 7.18)

Por que a Velha Aliança se tornou antiquada e foi revogada? Hebreus diz que a razão é porque ela é fraca e inútil. Não sou eu que estou dizendo, é a Palavra de Deus. Não tem como ser mais claro do que isso. A lei nunca aperfeiçoou ninguém. E não só se revoga a aliança anterior, mas se introduz a nova. Você tem uma aliança muito melhor hoje, as promessas da nova são muito superiores. A velha se tornou antiquada, obsoleta, fraca e inútil, diz a Palavra de Deus.

Hebreus é um dos livros menos estudados da Palavra de Deus, e é uma pena não haver muitas igrejas falando sobre Hebreus, pois é um fundamento muito forte contra esse espírito da lei que é contra o evangelho presente dentro das igrejas.

Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas. (Hb 8.6)

A lei foi posta de lado porque agora existe uma aliança superior. Por que você se relacionaria com Deus baseado na Velha Aliança quando agora você tem uma nova muito superior, com mais excelentes promessas? Isso não faz sentido.


Qual lei está em seu coração?

Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. (Hb 8.10)

Mas Hebreus 8.10 não diz que Deus imprimiu suas leis em nossa mente e em nosso coração? É verdade. Por causa disso, muitos acreditam que ainda estamos debaixo da lei, porque, afinal de contas, temos ela gravada dentro de nós.

Entretanto, pare e pense um pouco. Se isso fosse verdade, estaríamos preocupados com tecidos diferentes que não podem ser misturados numa roupa e estaríamos fugindo de casquinhas de siri e camarões empanados. Essas coisas estão escritas em seu coração? Ou ainda nem deveríamos cogitar plantar em nosso jardim flores com sementes misturadas. Você acha que o Espírito de Deus está ajudando você a cumprir os 613 mandamentos da lei do Antigo Testamento? E, se você realmente crê nisso, como está se saindo? Isso não faz sentido.

Contudo, ainda não resolve a nossa dúvida: a Bíblia realmente diz que Deus escreve suas leis em nosso coração, então o que isso significa? Esta é mesmo uma excelente pergunta. O que está escrito em seu coração hoje?

Já disse anteriormente que a Nova Aliança é um download e uma exclusão. É o download dos desejos de Deus para o seu coração e a exclusão completa de todo o registro de pecado. Essa é a Nova Aliança numa linguagem que todo jovem entende. Isto é o que significa ser filho de Deus: uma nova criação.

Em Hebreus 10, lemos que as leis de Deus (no plural, não no singular) estão gravadas em nosso novo coração espiritual. Mas que “leis” são essas?

Os 613 mandamentos da lei não estão escritos em seu coração. Existe algo completamente diferente escrito dentro de você. Jesus dá um novo mandamento em João 13.34, dizendo que somos chamados para amar os outros como Ele nos ama. E João pega essa mesma ideia:

Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou. (1 Jo 3.23)

Acreditar e amar: estas são as leis escritas em nosso coração. Somos convidados a conhecer o quanto Deus nos ama e mergulhar nesse amor. Só então podemos transmitir esse tipo de amor (o amor de Deus) a outras pessoas.

Essas leis de “crer e amar” são conhecidas como “a lei real” (Tg 2.8) ou “seus mandamentos” (1 Jo 3.24), e não são pesados (1 Jo 5.3). Na verdade, encontramos Jesus dizendo que aqueles que o amam (os crentes) guardarão os seus mandamentos (Jo 14.15). Isso acontece (sobre)naturalmente e quase automaticamente. É isso que nós somos agora.

Não é a lei de não comer carne de porco, marisco ou não trabalhar no sábado que está escrita em seu coração. Os novos mandamentos de crer e amar é que inspiram você hoje sob a Nova Aliança. Esses mandamentos em seu coração são mais do que suficientes, pois o amor é o verdadeiro cumprimento da lei (Rm 13.10). O amor cobre uma multidão de pecados (1 Pe 4.8). Você não pode amar alguém e matá-lo. Você não pode amá-lo e traí-lo. À medida que caminhamos no amor de Cristo, tudo o mais se resolve.


Não são aqueles dois mandamentos da lei

A propósito, as pessoas costumam pensar que os dois mandamentos escritos em nosso coração são: amar a Deus de todo o seu coração, alma e força e amar o próximo como a si mesmo (Mt 22.36-40). Aqui está a verdade: esses mandamentos surgiram em uma conversa entre Jesus e os fariseus. Eles perguntaram a Jesus quais eram os maiores mandamentos da lei, e Ele os ofereceu como resposta.

Portanto, não vamos esquecer que esses mandamentos estão na lei (Mt 22.37-40). Imagine acordar todos os dias tentando ao máximo amar a Deus com todo o seu ser e amar os outros tanto quanto você ama a si mesmo. Jesus estava dizendo que esses são os dois maiores (e os mais impossíveis).

Você não está debaixo da lei. Você não quer uma vida baseada na lei, seja o menor, seja o maior mandamento da lei. O que você gosta é dos os mandamentos da Nova Aliança de “crer” e “amar” escritos em seu coração.

E, se você estava curioso sobre como amar a Deus de todo o coração, Ele já providenciou isso para você.

Efésios 6.24 diz que, agora, como uma nova criação em Cristo, você realmente tem um amor eterno por Jesus colocado em seu coração. Deus fez com que você o amasse permanentemente. Ele derramou o seu amor em seu coração (Rm 5.5). Você o ama porque Ele primeiro o amou e depositou o seu amor em você para sempre (1 Jo 4.19).

Não faz sentido dizer que você morreu para a lei e depois virar as costas e dizer que a ela está escrita em seu coração. Você não tem algo em seu coração para o qual está morto.

O Espírito Santo não está ajudando você a guardar a lei. Simplesmente não é sua agenda. Em vez disso, Ele está inspirando você a produzir o fruto do Espírito. E, “contra tais coisas, não há lei” (Gl 5.23). Deus não poderia deixar mais claro: “Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei” (Gl 5.18).


Pr. Aluízio Silva


bottom of page