Em primeiro lugar, lembre-se de que o casamento na terra entre um homem e uma mulher é apenas uma representação profética daquilo que vai acontecer no futuro entre Cristo e a igreja. Essa é uma analogia do maior nível de intimidade que pode existir entre duas pessoas. O Senhor usa essa ilustração do casamento para expressar e ensinar como Ele se unirá a todo aquele que o ama.
Quanto ao céu, quando estivermos lá em uma eternidade futura e salvos eternamente, vou explicar o que a Bíblia diz a respeito: “Certa ocasião, os saduceus que não creem na ressurreição se aproximaram de Jesus e perguntaram, dizendo: Mestre, Moisés nos deixou o escrito que, se morrer o irmão de alguém e deixar a mulher sem filhos, seu irmão a tome como esposa e levante descendência ao irmão” (Mt 22.23).
Então, eles levantam uma história de uma família que tinha sete irmãos. O primeiro casou e morreu sem deixar descendência. O segundo desposou a viúva, casou-se com ela e morreu também. O terceiro casou com a viúva e morreu também. E foi assim até o sétimo, o último. Essa viúva que os saduceus usaram como história era bem mortal. Talvez, se houvesse um oitavo irmão, ele morreria também; mas, graças a Deus, isso não é verdade, é só uma ilustração.
Os sete morreram na história que os saduceus contaram a Jesus sem deixar descendência e, por fim, a mulher também morreu. E perguntaram: “Na ressurreição, quando eles ressuscitarem, de qual deles será ela a esposa?” (Mt 22.28). Jesus, então, respondeu: “O vosso erro tem origem porque vocês não conhecem as Escrituras e nem o poder de Deus, pois quando ressuscitarem de entre os mortos, nem se casarão, nem se darão em casamento, porém serão como os anjos do céu” (Mt 29.30).
O Senhor explicou com muita clareza como será no futuro. Na verdade, algumas pessoas ficam preocupadas com isso, há pessoas que valorizam o casamento acima do arrebatamento da igreja e do propósito final de Deus para conosco. Nada se compara a nós estarmos casados com o Senhor, ou seja, essa ilustração maravilhosa de intimidade. No futuro, nós estaremos em um nível tremendo e maravilhoso de intimidade com o Senhor. E isso será a nossa extraordinária alegria. A Palavra de Deus diz mais: “As coisas que o olho não viu, que o ouvido não ouviu e nem jamais subiram ao coração do homem, são essas que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1 Co 2.9).
Pr. Luiz Rigonato
Comments