top of page
Buscar

Deus o criador do casamento

Atualizado: 1 de set. de 2023

Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. (Gn 2.24)


Hoje, ouvimos muitas coisas sobre o casamento: que é uma instituição falida, que ele está acabando, que quem entra nisso está entrando em uma enrascada, etc. Mas a grande verdade é que o casamento é a coluna que sustenta nossa sociedade para que ela não se deteriore por completo. É no casamento que filhos são gerados com segurança, emocionalmente saudáveis, que são ensinados a ser cidadãos de bem e preparados para, quando crescerem, constituir uma família.


Por causa do casamento, homens e mulheres são guardados de orgias, da prostituição e de todo tipo de doenças que provêm de relacionamentos com vários parceiros. Certa vez, vi um adesivo em um carro com uma frase da qual gostei muito: “Deus criou a segurança e a chamou de casamento”. Quando obedecemos ao que Deus instituiu, somos abençoados.


Tudo o que eu disse são benefícios naturais, porém os benefícios espirituais são incomparavelmente melhores e maiores. No livro de Isaías, o Senhor faz uma promessa àqueles que o ouvirem, isto é, obedecerem aos seus mandamentos. Ele diz que: “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra” (Is 1.19). Comer, nesse versículo, quer dizer tudo o que dá prazer.


Em Deuteronômio 28, o Senhor faz uma lista de bênçãos para aqueles que, em obediência, guardam todos os estatutos – benditos serão seus filhos, será bem-sucedido em seu emprego e em tudo em sua vida.


O SENHOR determinará que a bênção esteja nos teus celeiros e em tudo o que colocares a mão; e te abençoará na terra que te dá o SENHOR, teu Deus. (Dt 28.8)


No mesmo texto, a partir do verso 15, o Senhor adverte aqueles que não querem obedecer à Palavra, sobre as maldições que virão sobre sua vida e sua família. Com certeza, você já testemunhou essas bênçãos e maldições na vida de muitas pessoas. Portanto, escolha a bênção, escolha a obediência, escolha o melhor. Foi Deus quem criou o casamento, e certamente este é o caminho da bênção. Escolha entrar pelo caminho da bênção e permanecer nele.


O vinho acabou?


Talvez sua resposta a essa pergunta seja: “Sim, acabou”. Que bom! Pois, se acabou, é porque era só o vinho humano, com base no sentimento, no esforço próprio. O sentimento, o esforço e as atitudes para investir no casamento são muito bons, mas só isso não é capaz de impedir que o vinho, o sabor do casamento, acabe. É preciso buscar aquilo que realmente levará seu casamento a ter renovado o sabor de estar junto com seu cônjuge em qualquer época. Nos primeiros anos de casados, haverá sabor; aos vinte anos, haverá outro tipo de sabor; e aos quarenta anos, haverá um sabor ainda melhor.


Usar uma roupa íntima especial, fazer uma segunda lua de mel, dar um carro de presente dão um sabor maravilhoso ao casamento, mas um sabor que não tem peso para sustentá-lo. A Bíblia diz que o dia mau virá, inclusive sobre o casamento, e é nesse dia que acontece o teste. Quando o Senhor Jesus faz parte desse relacionamento, se o casal for dependente da presença de Deus, o vinho nunca acabará em seu casamento.


Em Eclesiastes, vemos que o Senhor faz parte do nosso casamento.


Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade. (Ec 4.12)


O Senhor Deus é a primeira dobra desse cordão. No dia da cerimônia do nosso casamento, fazemos todos os juramentos diante de Deus e o convidamos para fazer parte do relacionamento, mas, na maioria dos casamentos, sua presença passa despercebida. Nós nos esquecemos d'Ele, excluímos o Senhor de nossas decisões e nos esquecemos de invocar sua presença em nosso relacionamento.


Talvez você tenha convidado Jesus para o seu casamento, mas mesmo assim o vinho acabou. Isso acontece porque temos a tendência de agir apenas com base no natural, por isso muitos casamentos estão sem sabor, sem vida, sem alegria. Talvez você esteja sentido que tudo perdeu a graça, parecia que seria tão bom, mas não está sendo. É porque o vinho acabou. Mas o que fazer quando isso acontece?


O casal de Caná da Galileia havia convidado Jesus para o seu casamento, mas mesmo assim o vinho acabou. Quando isso aconteceu, eles poderiam ter mandando comprar ou buscar mais vinho na casa de algum parente, ou até poderiam servir água, mas eles recorreram a Jesus. Mesmo que você tenha convidado Jesus e o vinho ainda assim tiver acabado em seu casamento, tome a decisão certa: não tente sozinho, recorra a quem tem poder para entrar em seu casamento e transformar toda água sem sabor no melhor vinho que você já experimentou.


Quando Jesus deu ordens a respeito do que fazer, Ele disse para encherem as talhas com água. Certamente, isso lhes pareceu estranho, pois estavam precisando de vinho e Jesus mandou encher as vasilhas com água. Contudo, a Bíblia mostra que a ordem foi obedecida imediatamente. Talvez você tenha pedido a restauração de seu casamento e Jesus esteja mandando que você se arrependa, conserte erros cometidos no passado. Às vezes, Jesus está lhe dando a ordem de encher as talhas de água, e você não entende, mas você não precisa entender, apenas obedecer, pois já é o agir de Deus em seu casamento. O resultado da obediência daquele casal foi um grande milagre que atingiu não só a vida deles, mas a de muitos outros que estavam presentes na festa de casamento.


Aquela água se transformou em um vinho ainda melhor do que o primeiro, e isso só pode acontecer se recorrermos a Jesus, pois Ele é o criador do casamento. Ele é quem indicará o caminho certo. Basta buscá-lo e obedecer a suas instruções e você experimentará um sabor maravilhoso em seu relacionamento.


Pode parecer muito simples, e você pode pensar: “É só isso? Eu só preciso chamar por Jesus? Pensei que você daria dez passos para transformar o casamento”. Você me entendeu, é exatamente isso. Mesmo sendo simples assim, muitos só entram por esse caminho quando o casamento já acabou. Mas nunca é tarde para chamar por Ele. O Senhor é o maior interessado em que seu casamento dê certo. Não espere que o vinho de seu casamento acabe para convidar Jesus para fazer parte dele. Convide-o agora!

bottom of page